Tribuna da Notícia :: O seu jornal na Internet!

Site do Jornal Tribuna da Notícia editado e publicado em Reserva-PR.

Abertas as inscrições para a 3ª Pedalada Internacional na Natureza

tibagi-pr-pedalada-internacional-da-naturezaNo dia 17 de agosto os amantes da natureza terão a oportunidade de percorrer, de bicicleta, belas paisagens do interior de Tibagi na 3ª Pedalada Internacional na Natureza – Circuito Rota da Aventura. A atividade é promovida pela Secretaria Municipal de Turismo de Tibagi e Emater local
tendo apoio de produtores rurais, comércio local e das ONGs Anda Brasil e Anda Paraná.

“O objetivo é aliar o prazer de andar de bicicleta ao desenvolvimento do turismo e da agricultura familiar. Os participantes poderão fazer paradas em pontos de observação de paisagens deslumbrantes, experimentar comida rural e adquirir produtos da agricultura familiar”, estimula a secretária de Turismo, Juliane Teixeira.

O percurso total será de 32 km, sinalizado nos padrões internacionais, e terá o formato circular. A concentração acontecerá na Pousada Rural Longe Vista no domingo (17), com saída marcada à partir das 9h. No primeiro trecho do circuito os participantes percorrerão pelo Morro do Jacaré até o Salto Santa Rosa e na sequencia seguem ao Salto Puxa Nervos, seguindo a mais um posto de controle no Barreiro e retornando à Pousada Rural Longe Vista, onde haverá uma feirinha de produtos da agricultura familiar. O Salto Puxa Nervos estará aberto a visitação, mediante pagamento de entrada de R$ 5, e serve refeição light. No Salto Puxa Nervos haverá opção de almoço caseiro. 

A inscrição e participação na pedalada é gratuita e deve ser feita exclusivamente via internet e confirmadas no dia do evento. Os interessados devem acessar o site “clique aqui”
e clicar no banner que aparece na página principal. Menores de idade deverão estar acompanhados por um responsável. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones(42) 3916 2150 e 0800 643 1388 ou e-mail setur@tibagi.pr.gov.br

Pedalada – O evento Pedalada Internacional na Natureza – Circuito Rota da Aventura coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo de Tibagi e EMATER, em parceria com a ONG Anda Brasil e produtores rurais é um dos 100 circuitos que compõe o calendário estadual do projeto Caminhadas na Natureza, importante ação de incentivo, promoção e fortalecimento da agricultura familiar. A execução das caminhadas/pedaladas no meio rural oportuniza o contato entre a demanda (turistas/caminhantes) com a oferta (agricultores e seus produtos associados), promovendo a comercialização dos produtos artesanais, divulgando as propriedades que já trabalham com turismo, estimulando os agricultores que estão iniciando a atividade e promovendo o município.

A Anda Brasil é uma ONG com atuação nacional que foi fundada em 2006 durante o First Walking Rio com apoio da Federação Internacional de Esportes Populares( IVV) e que promove a prática de Caminhadas na Natureza e outros esportes não competitivos como as pedaladas que facilitam a inclusão social do homem do campo, através da pratica esportiva e do turismo rural. A entidade internacional – IVV , está presente em 52 países do mundo com mais de 7000 circuitos e cerca de 19 milhões de pessoas viajam o mundo todo para caminhar /pedalar em vários lugares.

Por ser uma atividade não competitiva, todos podem participar e a condição física de cada um determinará seu tempo de percurso que no padrão internacional são de 10 quilômetros no mínimo. Os circuitos recebem uma sinalização temática própria, nos padrões IVV que garante a facilidade de deslocamento. Todos os circuitos cadastrados são divulgados no catálogo do IVV, no catálogo Francês (FFSP), no catalogo nacional (Anda Brasil) e no calendário do Estado do Paraná.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *