Tribuna da Notícia :: O seu jornal na Internet!

Site do Jornal Tribuna da Notícia editado e publicado em Reserva-PR.

Tibagi comemora 105 anos do maior Carnaval dos Campos Gerais

tibagi-pr-carnaval-foto-antiga

Faltando um mês para o início da maior festa momesca da região dos Campos Gerais, Tibagi está em contagem regressiva para comemorar os 105 anos da folia. De 13 a 17 de fevereiro, a festa secular promete agitar o município nos cinco dias de folia com muita música e animação com o paradoxo de tranquilidade proporcionada por belas cachoeiras espalhadas pela cidade.

Com pouco mais de 19 mil habitantes, os tibagianos veem triplicar esta quantidade referendada pela confiança e assiduidade de turistas e visitantes de várias regiões que escolhem o município para conferir o agito. De acordo com informações da Secretaria de Turismo no ano passado mais de 50 mil pessoas passaram pela festa. Hotéis, pousadas e camping lotados dão o tom do que promete ser a maior festa da região.

“O carnaval de Tibagi tem tomado proporções maiores a cada edição e não é à toa, afinal são mais de 100 anos de história. A herança deixada pelos baianos, em 1910, enquanto descansavam do garimpo pra cair na folia, foi repassando para muitas gerações”, explica a prefeita Angela Mercer de Mello. “A área coberta será maior, com palcos temáticos e atrações de qualidade vão mostrar porque Tibagi tem o melhor carnaval do interior do Paraná”, acentua.

O gerente de Cultura, Peter Allan de Oliveira, relata que a comissão vem se preparando há meses para esta grande festa. “São inúmeras pessoas comprometidas para que a cada ano a folia seja melhor. Tem pessoas planejando ações para a segurança, atendimento médico, acolhida aos turistas, e tantos outros detalhes que não passam despercebidos”, ressalta. “Neste período de expectativa teremos também eventos de pré-carnaval que vão dando o gostinho da folia com a escolha da rainha, concurso de marchinhas, além dos ensaios das escolas de samba que cortam o silêncio das noites tibagianas deixando o povo ainda mais animado”, adianta.

O secretário de Turismo, Alberto Portugal, atesta que grande parte da capacidade de hospedagem do município já está comprometida. “Desde o ano passado a rede hoteleira já vem garantindo reservas para os turistas. Isso abre oportunidades para que os tibagianos também ganhem um dinheiro extra no período, pois vários cidadãos alugam suas casas aumentando consideravelmente a oferta de hospedagem”, pondera. “Os atrativos turísticos já começam a se preparar para receber o carnaval que no período tem sua capacidade de atendimento completa. As cachoeiras e o Cânion Guartelá são as principais atrações durante o festejo”, avalia.

Atrações

Três palcos temáticos vão animar o público presente durante a festa de momo. A Tenda Principal traz a Banda Somos Iguais, responsável pelos shows das cinco noites e três matinês, duas infantis e da terceira idade. A Tenda Jovem é responsável por animar as noites de sábado, domingo e segunda-feira com atrações locais como a Banda Os Titiones, Samba Léo e Dj Dango. Já o grupo Sirinho & Cia anima a mais de 10 anos consecutivos a Casa do Samba.   Imprensa Pref.Tibagi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *