Tribuna da Notícia :: O seu jornal na Internet!

Site do Jornal Tribuna da Notícia editado e publicado em Reserva-PR.

Temporal causa estragos em Tibagi

tibagi-pr-estragos-temporal-20012015

No final da tarde desta terça-feira (20), equipes da Prefeitura de Tibagi iniciaram os trabalhos para a retirada de centenas de árvores que foram derrubadas em virtude das fortes chuvas acompanhadas de rajadas de vento que atingiram o município. O temporal que durou menos de uma hora deixou 42 casas destelhadas e um cenário assustador pelas ruas da cidade. Equipes da Defesa Civil também realizaram os primeiros atendimentos com o socorro de lonas plásticas e já na manhã desta quarta-feira (21) foi iniciada a entrega de telhas para as famílias mais necessitadas.

Os bairros mais atingidos foram Vila São José, Vila Santo Antônio, 18 de Março, Nequinho e Capivari, além de casas e vários estabelecimentos comerciais na área central. Entre os prédios públicos que tiveram danificações estão a Rodoviária Municipal, Centro de Educação Infantil e Centro de Transmissões de Sinais de Tv na Vila São José e prédio dos Bombeiros Comunitários. Com a queda de árvores, bairros tiveram interrupções nos fornecimentos de energia elétrica e água.

Os cidadãos que tiveram prejuízos a suas casas e necessitam de auxílio estão sendo atendidos pela Prefeitura desde a noite de ontem, na secretaria de Urbanismo e Obras Públicas, localizada na Avenida Manoel das Dores. De maneira emergencial, foram distribuídas lonas para a cobertura das casas destelhadas, assim como telhas para o conserto de coberturas. Estima-se que mais de 200 árvores foram danificadas, muitas delas árvores centenárias arrancadas pela raiz. Equipes da prefeitura estão realizando o trabalho de corte e limpeza nas ruas.

A prefeita Angela Mercer de Mello ressalta que o município detém um plano de contingência, em que na ocorrência de desastres, vários setores da prefeitura se reúnem para atender as demandas. “Ontem, após o acontecido, rapidamente nossas equipes estavam nas ruas para prestar os primeiros atendimentos às famílias. Toda a Prefeitura está empenhada para atender as necessidades causadas pelas chuvas. O Provopar está atendendo com a doação de roupas e colchões e a secretaria de Assistência Social iniciou a entrega de eternites para as casas mais atingidas”, pontua.

Maria Isabel do Valle Gomes, secretária titular da pasta, explica que as empresas responsáveis pela entrega de materiais licitados tiveram seus produtos esgotados. “Todo o estoque de telhas e pregos foram adquiridos, mas não foi suficiente para atender todos os pedidos registrados na secretaria. Grande parte da Vila São José e Vila Santo Antônio já foram atendidas e continuaremos o atendimento conforme a chegada dos materiais”, pontua. Demais famílias que foram atingidas e ainda não registraram as ocorrências podem procurar diretamente na sede do Cras da Vila São José ou na sede da Secretaria de Assistência Social.

O secretário municipal de Administração e diretor de Operações da Comissão de Defesa Civil de Tibagi, Luiz Augusto Ciola, adianta que logo na manhã desta terça-feira foi encaminhado o relatório para a Defesa Civil do Paraná. “A Ficha de Desastres foi encaminhada com as fotos comprovando a gravidade dos incidentes no município. Importante frisar que os danos foram apenas materiais e não houve desalojados ou desabrigados”, informa.

2014

Em setembro de 2014, a prefeitura decretou situação de emergência em toda área do município de Tibagi que, segundo dados oficiais, afetaram 3.800 pessoas. Através do documento foi reconhecida a existência de estado de emergência por decorrência das fortes chuvas de granizo e torrenciais acompanhadas com um devastador vendaval que provocou muitos danos e prejuízos ocasionando destelhamento, inundações e destruição.
Plantão

Os telefones de plantão da Defesa Civil são 193, 3916-2147 e 3275-2237. Os cidadãos podem também procurar a Secretaria da Criança e Assistência Social e Provopar para os primeiros atendimentos.

Texto: Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *