Tribuna da Notícia :: O seu jornal na Internet!

Site do Jornal Tribuna da Notícia editado e publicado em Reserva-PR.

Telêmaco Borba e Ortigueira recebem Programa Casa Aberta da Eletrosul

telemaco-borba-pr-eletrosul-programa-casa-aberta-20092016
Mais de mil estudantes são beneficiados por palestras sobre uso racional e seguro da energia

Uma das principais ações da Eletrosul na área de responsabilidade social, o Programa Casa Aberta alcançou mais de mil alunos de 27 escolas públicas de Telêmaco Borba e Ortigueira. A atividade itinerante apresentou ao público informações sobre o uso racional e seguro da energia elétrica, nos dias 20 e 21 de setembro. O programa, que no mês de outubro completará 26 anos, atingiu a marca de aproximadamente 300 mil crianças atendidas na área de atuação da Eletrosul: Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

Em Telêmaco Borba, na última terça-feira (20), o Programa Casa Aberta atendeu 877 estudantes e 61 professores da 5ª série do ensino fundamental de 23 escolas municipais, no período da manhã e da tarde, no anfiteatro da Casa de Cultura. Na quarta-feira (21), a ação realizada pela Eletrosul beneficiou 184 alunos e 11 professores da 5ª série do ensino fundamental de quatro escolas públicas de Ortigueira, também em dois turnos, no Auditório Municipal.

Com recursos lúdicos e linguagem didática adaptada à compreensão das crianças, os instrutores do Programa Casa Aberta repassam informações sobre as principais fontes – hidrelétrica, térmica, eólica e solar – e explicam o processo de geração, transmissão e distribuição para que energia elétrica chegue até as residências. São repassadas orientações básicas sobre os perigos do uso inadvertido da energia e as principais formas de evitar o desperdício. A conservação do meio ambiente também faz parte da conversa com os estudantes.

O programa é voltado aos alunos do 5º ano do ensino fundamental, que têm em sua grade curricular o tema energia. A ação envolve também os professores – foram cerca de 18 mil docentes nos 26 anos – que podem complementar as atividades em sala de aula, de forma interdisciplinar, com as informações repassadas por meio do Casa Aberta.

Hidrelétrica Mauá

Com a barragem construída no rio Tibagi, entre os municípios Telêmaco Borba e Ortigueira, a usina está em operação comercial desde 2012 e possui potência instalada de 363 MW – energia suficiente para atender ao consumo de aproximadamente 1 milhão de pessoas. O Consórcio Energético Cruzeiro do Sul, constituído pela Copel (51%) e pela Eletrosul (49%), é responsável pela UHE Mauá.

Das Assessorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *