Tribuna da Notícia :: O seu jornal na Internet!

Site do Jornal Tribuna da Notícia editado e publicado em Reserva-PR.

Impactos do Coronavírus no Agronegócio

A disseminação do Covid-19 em todo mundo, com origem na China vem provocando impactos negativos em todos os setores a nível Global e não e diferente aqui no Brasil. Alguns segmentos não tem sofrido tanto  com essa pandemia, especificamente a cadeia alimentícia, principalmente o setores de proteínas , carnes e seus derivados . Isso tem uma explicação  bem simples:  primeira á a necessidade de comer;  e países que necessitam de importar grande parte dos derivados de proteínas, para sustentar sua população, a exemplo de países asiáticos com altas populações, a exemplo da China, Hong Kong, além de outros países que pertencem ao continente asiático.

A soja brasileira tem se destacado nesses últimos anos com uma demanda crescente, principalmente pela China que vem travando uma guerra comercial com os Estados Unidos, preferindo assim negociar com o Brasil. A safra deste ano esta praticamente toda negociada onde 70 por cento da exportação do grão foi destinada à China.

 A próxima safra não sera diferente onde a expectativa na comercialização e muito grande, pois uma boa parte da soja que será plantada no próximo verão já esta contratada com preços muito interessantes fixada para entrega e pagamento para 2021.  Portanto podemos considerar uma safra futura praticamente garantida .

Outro segmento importante que vem com um crescimento significativo e o setor de carnes . As carnes bovinas , suínas e frangos estão com as demandas aquecidas, principalmente a carne suína que estão sendo adquiridos pela china, que reduziu o seu plantel local, decorrente da incidência da peste suína.

Já os setores onde a comercialização estão concentrados no mercado interno, considerado mercado doméstico a pandemia provocou uma retração significativa  principalmente na cultura da cana de açúcar, onde a produção de etanol foi  reduzida drasticamente, e as culturas de Hortifrutigranjeiros que também foi  afetada devido ao fechamento de restaurantes e estabelecimentos voltados a alimentação.

Portanto o impactos provocados pelo Covid- 19  não afetarão produtos considerados commodites, principalmente se o dólar se manter nesses patamares, e produtos de comercialização domestica, dependera da dimensão e da duração dessa pandemia.

Engº  Agronomo – Sergio Fumio Ouchi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *