Tribuna da Notícia :: O seu jornal na Internet!

Site do Jornal Tribuna da Notícia editado e publicado em Reserva-PR.

Início da segunda etapa do plantio de tomate

As lavouras da segunda fase da cultura do Tomate em nosso município já estão praticamente todos no campo. A área e praticamente similar ao do primeiro plantio, onde os produtores tem uma expectativa mais alta nos preços devido a baixa concorrência de outras regiões, já que Reserva é um dos municípios onde o clima permite o plantio nessa época da estação mais quente do ano .

No entanto os custos desse segundo plantio estão bem mais elevados em razão das altas de todos os insumos utilizados na cultura, principalmente os adubos que sofreram uma majoração bem significativa influenciada pela alta do dólar nesses últimos meses.

O produtor necessitará de adotar técnicas que aumentem a produtividade e torcer que no período da colheita o mercado esteja favorável com uma demanda maior que a oferta.

O desempenho da primeira fase da cultura foi favorável aos produtores que optaram em plantar mais cedo onde na fase de colheita obtiveram preços acima da média de anos anteriores remunerando bem os tomaticultores.

O clima no momento tem favorecido a cultura com chuvas regulares onde a planta tem se desenvolvido satisfatoriamente.

Sérgio Fumio Ouchi – Engenheiro  Agrônomo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *