Tribuna da Notícia :: O seu jornal na Internet!

Site do Jornal Tribuna da Notícia editado e publicado em Reserva-PR.

Parceria entre Governo e Klabin garante mais 5 leitos de UTI em Telêmaco Borba

Somando esforços com a Prefeitura de Telêmaco Borba e o Instituto Doutor Feitosa, os novos leitos são para atendimento exclusivo à Covid-19 e receberão também os medicamentos essenciais para o seu funcionamento, além de profissionais da saúde.

Cinco novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) começaram a funcionar nesta segunda-feira (22) para atender a 21ª Regional de Saúde do Paraná, que compreende os municípios de Curiúva, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania. Eles foram instalados no Instituto Doutor Feitosa, em Telêmaco Borba, e viabilizados a partir da doação de respiradores realizada pela Klabin no dia 7 de março ao Estado.

Para que o funcionamento dos novos leitos fosse possível, a Klabin comprou monitores externos que serão utilizados com os respiradores e os medicamentos que são essenciais para o tratamento dos pacientes nas UTIs – o Instituto Doutor Feitosa tem outros 10 leitos de terapia intensiva.

A empresa ainda contribuirá com o direcionamento de mais sete profissionais da área da saúde, sendo dois enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem, para o pleno funcionamento das novas UTIs. Além disso, também destinará recursos financeiros para sustentar a mobilização adicional que o instituto necessitou para os leitos.

Nessa parceria, a Secretaria de Estado da Saúde será responsável pelo custo de manutenção das estruturas dessa nova frente de combate à Covid-19. Todo o processo de homologação para a ativação dos leitos de UTI para a rede exclusiva do Sistema Único de Saúde (SUS) já foi finalizado.

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, disse que os novos leitos são parte de uma estratégia de atendimento que já ultrapassou a marca de 4 mil espaços exclusivos para pacientes com Covid-19. Nos próximos dias mais 200 devem ser abertos em todo o Paraná. Com essa ativação, Telêmaco Borba conta com 35 leitos de UTI e 30 de enfermaria.

“A pandemia já completou um ano e seguimos somando esforços para essa luta, num momento muito difícil. A Klabin ajudou o Governo do Estado na conclusão do Hospital Regional de Telêmaco Borba e agora faculta a abertura de mais leitos no Instituto Doutor Feitosa”, afirmou o secretário. “Nosso objetivo é continuar atendendo bem a população”.

“Estamos enfrentando o momento mais difícil da pandemia e como empresa cidadã a Klabin continua mobilizando diferentes recursos e experiências para ajudar a sociedade a combater o coronavírus. Junto ao Comcovid (Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Covid-19), acompanhamos diariamente a evolução da crise de saúde, discutimos medidas de apoio aos municípios e reforçamos que não é hora de baixar a guarda. Cada atitude conta nessa jornada”, declarou Arthur Canhisares, diretor Industrial de Papel da Klabin.

Da Agência Estadual de Notícias do Paraná.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *