CONSUMIDOR: MP-PR notifica empresas que distribuíram leite contaminado no Paraná
Curitiba- O Ministério Público do Paraná notificou, nesta sexta-feira (21), os representantes legais das empresas Batavo e BRF – Brasil Foods S.A. para que prestem informações e esclarecimentos à Promotoria de Defesa do Consumidor de Curitiba, no inquérito civil que investiga adulteração do leite no Paraná. O MP-PR adotou a medida após receber ofício da Vigilância Sanitária, acompanhado de laudos técnicos expedidos pelo Lacen – Laboratório Central, que apontaram a presença de Formaldeído no leite UHT da marca Batavo, enriquecido com cálcio.
A substância foi detectada em amostras aleatórias de leite, recolhidas em estabelecimentos comerciais do Paraná, pertencentes a lotes identificados como: TT/04/ER e TT/04/DP, produzidos em 28 de fevereiro de 2013, com vencimento em 28 de junho de 2013, no município de Teotônia, no Rio Grande do Sul.
Diante da informação, o Ministério Público do Paraná cientificou o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, responsável pela fiscalização periódica dos locais de produção, e encaminhou cópias dos laudos à Promotoria de Justiça do Rio Grande do Sul, que investiga contaminação no leite produzido naquele estado.
Embora a Vigilância Sanitária tenha determinado o recolhimento do produto no comércio paranaense, a Promotoria de Justiça orienta as pessoas que eventualmente já tenham comprado o leite UHT Batavo enriquecido com cálcio, pertencentes aos lotes acima citados, que evitem consumi-los e que contribuam com as investigações, encaminhando a embalagem e o leite à Promotoria de Defesa do Consumidor (Av. Iguaçu, 1251, no Rebouças) ou que façam contato pelo e-mail consumidor@mp.pr.gov.br.
Da Assessoria de Comunicação
do Ministério Público do Paraná