AMCG vai mapear turismo dos Campos Gerais
A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) fará um mapeamento da atividade turística nos seus 18 municípios associados. Nesta quinta-feira, a turismóloga da entidade, Danielle Fittkau Sleutjes Teixeira e a diretora administrativa, Katiane Pires Ferancini, estiveram conhecendo os atrativos do município de Jaguariaíva. “O convite partiu do diretor de turismo da cidade, Francilei Baitala de Oliveira, e demos início nosso trabalho por lá”, conta a turismóloga, já adiantando que os demais municípios devem ser visitados em breve. A intenção é conhecer a realidade na área para posteriormente elaborar projetos que atendam a região como um todo. “O que estamos percebendo é que muitos de nossos municípios não finalizaram seus inventários turísticos, que é o início para se realizar um planejamento”, avalia Danielle, explicando que o inventário é o registro dos atrativos, dos serviços e da infra-estrutura dos municípios. “Com o inventário é possível identificar as prioridades de cada cidade no atendimento ao turista”, completa.
Em Jaguariaíva, a equipe da AMCG visitou o Parque Estadual do Cerrado, o Vale do Codó, o Parque Ambiental Dr Ruy Cunha e o Parque Linear do Rio Capivari. Hoje, o que atrai mais visitantes ao município é o Parque do Cerrado, que é um dos últimos remanescentes dessa vegetação no sul do país. O Canyon do Rio Jaguariaíva, inserido dentro da área do Parque, também pode ser visitado pelos turistas. “Queremos fazer acontecer o turismo em nossa cidade”, fala o diretor, destacando que no próximo ano, o setor terá maior atenção do governo municipal. “É a segunda gestão do prefeito Otélio Baroni. Na primeira ele focou nas áreas da saúde e da educação, o que fez aumentar nosso IDH. Hoje já podemos começar a pensar no turismo”, explica.
Para o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Pedro Leocádio Delgado, apesar da pouca verba para o turismo, o momento é propício para focar o setor. “A cidade vive um momento muito bom. Vamos inaugurar diversas obras no aniversario da cidade, dia 15 de setembro. Inclusive o novo prédio da Prefeitura Municipal”, destaca.
Conforme a assessora de turismo da AMCG, Jaguariaíva conta com potencial para o turismo, mas a infra-estrutura do município deve ser melhorada. “Os atrativos devem receber melhorias para receber turistas”, avalia.
De acordo com os dirigentes do turismo em Jaguariaíva, a primeira ação para alavancar o setor será realizada no Parque Ambiental Dr. Ruy Cunha. “Na próxima semana já vamos levar uma engenheira até o local para ver o que podemos melhorar”, antecipa Oliveira, que pretende realizar uma revitalização no local para continuar recebendo estudantes e melhor atender as famílias do município que buscam um espaço de lazer. O Parque conta um pouco da história de Jaguariaíva, pois foi local de paragem dos tropeiros, que deram início à cidade. “Queremos resgatar esta história e também colocar no local peças para reativar o Museu do Tropeiro. O Parque também poderá abrigar o Centro de Informações Turísticas”, adianta o diretor.
O Parque Linear do Rio Capivari recebeu recentemente melhorias. Um parque para crianças, ciclovias e uma academia foram implantados. “Agora estamos melhorando o restaurante”, conta o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, destacando que o município vem, desde 2008, realizando melhorias no local com projeto ambiental de recuperação do rio Capivari. O Parque Linear é um dos cartões postais do município, pois conta com o “Cachoeirão”, uma cachoeira que pode ser observada por quem passa pela rodovia PR-151, que margeia o Parque Linear.
Santa do Paredão recebe visitantes
Além do Parque Estadual do Cerrado, o município de Jaguariaíva conta com outro atrativo que frequentemente recebe visitantes. A “Santa do Paredão”, localizada dentro da Área de Proteção Ambiental da Escarpa Devoniana, recebe anualmente de duas a três mil pessoas durante a Romaria realizada no último domingo do mês de maio. “Recebemos fiéis de toda a região dos Campos Gerais e também de Curitiba”, conta o diretor de turismo do município, Francilei Baitala de Oliveira.
A romaria acontece desde 1997. O Santuário Senhor Bom Jesus da Pedra Fria realiza a organização da romaria e também de uma missa na Santa do Paredão. Os romeiros percorrem os 22 km que separam a Serra Velha da cidade a pé, de carro ou a cavalo.
Além da romaria, grupos de CTGs da região promovem várias cavalgadas, saindo inclusive de outras cidades, até chegar à Santa do Paredão.