Tribuna da Notícia :: O seu jornal na Internet!

Site do Jornal Tribuna da Notícia editado e publicado em Reserva-PR.

Odontologia: Aparelhos Ortodônticos em Adultos

Elin Biava A demanda de pacientes adultos nos consultórios de Ortodontia é cada vez maior, procuram corrigir dentes tortos ou apinhados. A Ortodontia pode tornar os dentes mais bonitos esteticamente e melhorar a função mastigatória, corrigindo e melhorando a mordida.   Houve um aumento da exigência estética entre os adultos que desejam um tratamento rápido e que elimine suas queixas. A maioria dos estudos considera como adulto o paciente acima de 18 anos de idade, no qual o crescimento formativo já está completo. O que facilita ao paciente adulto é saber que o tratamento ortodôntico é um recurso acessível, e pode ser utilizado para melhorar a aparência de seus dentes ou até mesmo de sua face, esses pacientes estão mais dispostos a usá-los pois os aparelhos ortodônticos passaram por uma  modernização, sendo  mais estéticos e confortáveis, mais discretos e eficientes, diminuindo o tempo de tratamento. Os tratamentos e aparelhos usados em adultos são semelhantes aos usados em crianças e adolescentes. Os tratamentos mais utilizados são  para:

* Corrigir apinhamento ou dentes tortos.

* Fechamento de espaços entre os dentes, chamados diastemas.

* Corrigir a posição e alinhamento dos dentes.

* Correção da inclinação em direção aos espaços deixados por perdas dentárias. Estes dentes têm de ser movidos de volta para uma posição mais ereta. Esta correção torna possível a reposição dos dentes perdidos, com a adaptação de coroas, implantes, pontes fixas ou próteses parciais removíveis.

A alguns fatores que prejudicam o tratamento ortodôntico, tais como a doença periodontal( que é uma deterioração das gengivas e do osso subjacente), a Cárie dentária (todas as cáries dentárias devem ser tratadas antes do tratamento ortodôntico ser iniciado), as relações anormais da mandíbula (como quando o crescimento dos maxilares foi concluído em adultos, e por isso, em alguns casos, o tratamento ortodôntico somente com aparelhos nem sempre é possível sendo necessário a realização de cirurgias ortognáticas, em crianças, o crescimento contínuo da mandíbula ou maxila pode ser direcionado para corrigir ou amenizar as anomalias que estão presentes), os dentes  desgastados ou quebrados (estes devem ser reconstruídos ou restaurados antes do tratamento ortodôntico ser iniciado), a falta de compromisso (Pacientes adultos podem achar difícil se comprometer com o tratamento ortodôntico em longo prazo, que requer um grande número de visitas regulares ao dentista).

Nos pacientes adultos, entretanto, os objetivos são eliminar a queixa do paciente e estabelecer uma oclusão (mordida) em áreas nas quais estejam ocorrendo desgastes de dentes, problemas pulpares ou periodontais e danos articulares( dor em região de ATM) decorrentes de relações oclusais patológicas. Para atingir tais objetivos, geralmente optamos pelo tratamento ortodôntico parcial que incorre em menores danos aos dentes e estruturas de suporte, apresenta um tempo de tratamento reduzido e resulta em maior estabilidade. As exceções são os casos com discrepâncias esqueléticas( diferenças, maxila muito para frente , ou muito para trás por exemplo) que necessitam de tratamento combinado ortodôntico- cirúrgico. Dentes saudáveis podem ser movidos com aparelhos ortodônticos em qualquer idade.

Odonto Vida – 3276.2104

Dra. Elin Biava

CRO : 20-308 PR 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *