Preocupação com destino dos resíduos sólidos mobiliza estudantes de Reserva
A atividade faz parte das ações do projeto Sustentabilidade: da Escola ao Rio
Alunos da Casa Familiar Rural de Reserva, na Região dos Campos Gerais, puderam conhecer um pouco mais sobre a realidade ambiental do município durante uma visita ao lixão da cidade. A atividade, que ocorreu nesta semana, faz parte das ações do projeto Sustentabilidade: da Escola ao Rio, coordenado pela Sanepar, em parceria com a Unilivre e a Secretaria Estadual de Educação.
“O objetivo da visita foi estimular a compreensão dos impactos gerados pela destinação incorreta de resíduos sólidos na área da bacia hidrográfica e a necessidade de dar o destino adequado como forma de preservar a qualidade da água”, detalha a gestora de educação socioambiental da Sanepar, Crislaine Mendes. A atividade resultará em uma carta com sugestões dos alunos às autoridades, como forma de contribuir para melhorias na área da gestão de resíduos sólidos.
“A parceria com a Sanepar abre algumas portas para o trabalho que desenvolvemos na Casa Familiar Rural. Percebemos que o projeto Sustentabilidade: da Escola ao Rio é uma forma de ampliar a visão crítica dos nossos alunos, não apenas no sentido de observar e julgar o que está acontecendo, mas agir e mobilizar a comunidade, levando as discussões para além das paredes da escola”, considera a professora Ivonete Valecki da Silva Berger.
O envolvimento da comunidade do entorno do lixão e a produção de material informativo sobre a destinação correta de cada tipo de resíduo, com o apoio da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), são algumas das iniciativas propostas pelos alunos para contribuir com a gestão dos resíduos sólidos em Reserva.
A Secretaria do Turismo, Meio Ambiente e Recursos Hídricos do município já está desenvolvendo projetos para adequar a disposição dos resíduos sólidos à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010).
A atividade foi acompanhada pelo Secretário Municipal do Turismo, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Henrique Holleben, pelo Diretor de Turismo e Meio Ambiente, Gilberto Godoy, e pelo gestor ambiental Paulo Sérgio R. Pinto. Também participou a equipe da UEPG que desenvolve o projeto “Entre Rios” com a Casa Familiar Rural de Reserva.
A próxima a ação do projeto Sustentabilidade: da Escola ao Rio com os alunos da Casa Familiar Rural está programada para ocorrer no dia 23 de julho, com a realização da segunda atividade de monitoramento da qualidade da água do Rio Reserva.
Assessoria Imprensa Sanepar