Programação cultural encerra o mês de novembro com atrações diversas
Música, dança e arte são os temas para a segunda quinzena do mês de novembro em Tibagi. Eventos em comemoração ao Dia da Consciência Negra, o espetáculo Casinha Mágica e o lançamento da Banda Escola vão envolver os tibagianos com uma extensa programação.
Na próxima quinta-feira (20), data em que é celebrado o Dia da Consciência Negra no Brasil, sendo dedicada à reflexão e à inserção do negro na sociedade, a Prefeitura de Tibagi e o Clube Estrela da Manhã promovem uma série de atividades para homenagear a morte de Zumbi dos Palmares. Durante a tarde, os alunos do programa Mais Educação do Colégio Irênio se apresentam aos convidados, e à noite acontece a inauguração da Galeria dos Presidentes do Clube Estrela da Manhã, seguida de palestra com o professor Luiz Carlos Taques Ribeiro e apresentação dos grupos Kandando e Kamimambo.
O município que tem grande parte de sua população afrodescendente prestará suas homenagens ao povo negro e à sua importante participação política e cultural na formação histórica de Tibagi. “A inauguração da Galeria de Presidentes homenageia a trajetória do nosso clube, assim como as apresentações de grupos que resgatam nossa cultura e história”, ressalta Maria Olímpia Taques do Prado, presidente do Clube Estrela da Manhã.
Na sexta-feira e sábado (21 e 22), a dança toma conta do palco. Cerca de 200 bailarinos participam do tradicional espetáculo de dança de final de ano promovido pela Prefeitura de Tibagi através do Conservatório Municipal. O tema deste ano é “Casinha Mágica” e tem direção dos professores Ana Karina da Cruz e Guilherme Tupich e acontecerá no Clube do Horto Florestal com entrada franca.
A professora Ana Karina da Cruz explica que a apresentação busca evidenciar o sonho de uma menina apaixonada por dança e por bonecas. “A Casinha Mágica será o lugar onde o sonho desta garota se torna realidade, bonecas ganham vidas e ela se sente realizada, contrariando a vontade dos pais que não permitem que ela entre neste universo de magia e diversão”, relata. “O espetáculo traz uma mensagem de acreditar sempre em seu sonho. Sonho presente também na vida de nossos mais de 200 bailarinos que conciliam sua paixão pela dança e realidades das mais variadas de cada um”, acrescenta o professor Guilherme Tupich.
Finalizando a programação, a Banda Escola José da Cruz Machado realiza seu primeiro concerto na quinta-feira (27), com o lançamento oficial da associação que rege os trabalhos da banda. Com apenas quatro meses de ensaios, o grupo tem cerca de dez músicas no repertório incluindo clássicos natalinos para apresentação na programação de final de ano. “Nossa Banda foi referência na região e no Estado, participando inclusive de concursos nacionais. Queremos resgatar esta história centenária e ter mais um motivo de orgulho para nossa cidade”, ressalta o presidente da Associação Banda Escola, André Luiz Neves, que também é professor.
Serviço:
20 de novembro (quinta-feira):
Comemoração ao Dia da Consciência Negra
14h: Apresentação dos alunos do Programa Mais Educação do Colégio Irênio Moreira Nascimento e grupos convidados
20h: Inauguração da Galeria dos Presidentes do Clube Estrela da Manhã
– Palestra com Professor Luiz Carlos Taques Ribeiro
– Apresentação do Grupo Vocal Afro, Grupo de Percussão Kandando, Grupo de Dança Africana Kamimambo e convidados
Local: Clube Estrela da Manhã
21 e 22 de novembro (sexta-feira e sábado):
19h30: Espetáculo de Dança: Casinha Mágica
– Encerramento das atividades da Escola Municipal de Dança com alunos da sede e dos distritos de Amparo e Caetano Mendes
Local: Clube do Horto Florestal
27 de novembro (quinta-feira):
20h: Concerto da Banda Escola José da Cruz Machado
– Lançamento da Associação Banda Escola José da Cruz Machado
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação
Texto: Assessoria de Comunicação
Arte: João Pedro Agostinho