Americanos atuam em Projeto Social em Erval de Cima
Desde a sexta-feira, dia 05/06, doze americanos estão trabalhando no Centro de Convivência do Erval de Cima, antigo PETI. Uma vez por semana, os voluntários que são integrantes do Project Discovery propiciam entretenimento aos alunos, porém, como atuam em Reserva desde o ano de 2012, já propiciaram aos mesmo, cursos de Fotografia, Inglês, Informática e Capoeira e viagens as cidade de Telêmaco Borba e Tibagi.
Para este ano, está programado levar nesta sexta feira, dia 12/06, trinta crianças matriculadas no Centro de Convivência, até a cidade Curitiba, onde visitarão o Jardim Botânico e o Zoológico. As crianças também visitarão um shopping, onde receberão o almoço. Segundo a integrante e intérprete do Project Discovery, Lee Ann Zatkulak, o objetivo dessas viagens é retirar as crianças de seu mundinho e dar a oportunidade delas conhecerem novos locais. Nesta quarta feira, dia 10/06, o secretário de Assistência Social, Faustino Pereira Filho acompanhado das integrantes de sua secretaria, Naiara Neves e Marlene Hornung prestigiou os integrantes do Project Discovery. O vereador José Odílio também marcou presença no local.
Os fundadores do Projeto Discovery, John Zatkulak, e sua esposa Rose Zatkulak, juntamente com seus filhos Lee Ann Zatkulak, Rebecca Zatkulak e Evan Zatkulak, e os integrantes Jéssica Goodman, Kip Tousell, Cailin Tousell, Rachel Titus, Peter Werling, Lizzy Hacki e Christina Taylor são os americanos que estão atualmente em Reserva e ficarão durante 10 dias no local, quando então um novo grupo virá e os substituirá.
Como tudo começou
A vontade de atuar em um Projeto Social fez com que os contadores americanos John e Rose Zatkulak viessem atuar no Brasil, inicialmente nas comunidades de Imbaú e Telêmaco Borba.
Ainda no estado de Indiana, nos Estados Unidos, o casal conheceu a irmã de Mônica Traggesser, muito conhecida como Irmã Rosa, da cidade de Telêmaco Borba. Esta irmã apresentou John e Rose à Irmã Rosa que indicou no ano de 2001 a comunidade de Imbaú, onde o casal atuou por algum tempo. O fato da Paróquia São José da cidade de Imbaú ser co-irmã da Paróquia Saint Louis de Montfort da cidade de Fishers, na qual John e Rose são membros definiu a escolha. Em 2007, a americana Katie Zimmerman acompanhou John Zatkulak durante sua atuação no Brasil e opinou que o projeto de John fosse batizado de Project Discovery, como ele é chamado atualmente.
Em 2012, os integrantes do Project Discovery analisaram que a comunidade de Imbaú, já não precisava mais de seus cuidados, então John Zatkulak perguntou à Irmã Rosa, se ela possuía outra comunidade para apresentar. Erval de Cima foi à comunidade indicada pela Irmã Rosa. A atuação no Projeto iniciado por seus pais, fez com que Lee Ann Zatkulak optasse por estudar Serviço Social, seguindo assim a vocação de sua família.