Colheita de Tomate em Reserva-PR
O segundo plantio de tomate no município de Reserva está chegando ao fim, com bons resultados apesar da crise provocado por essa pandemia que atingiu o país inteiro causando a paralisia na nossa economia. O fato do mercado de tomate estar aquecido, com alguns períodos pequenos de baixa demanda, foi a falta de tomate no Brasil, nesse período considerado entressafra, onde o plantio foi reduzido significativamente nas regiões produtoras que concorrem diretamente com o município de Reserva .
As produtividades ficaram dentro da média histórica e os preços oscilaram entre R$ 40,00 a 60,00 a caixa de 22 Kg, deixando uma boa rentabilidade financeira ao produtor. Não podemos esquecer que a safra anterior os preços ficaram aquém do desejado, comprometendo a rentabilidade, e somando as duas safras o produtor de tomate obteve uma média bem modesta, suficiente para mantê-lo na atividade.
O clima foi bem favorável nessa safra, o que contribuiu para obtenção de uma ótima qualidade nos frutos, apesar do ataque intenso de pragas, que levou o produtor a ter dificuldade no controle dos mesmos, porém não comprometendo a lavoura de tomate.
A expectativa para o próximo plantio e muito grande, haja visto o cenário atual, onde o coronavírus continua evoluindo assustadoramente em alguns Estados , principalmente São Paulo e Rio de Janeiro que são grandes consumidores de tomate e não sabemos qual será a dimensão da crise e até quando esse vírus continuará agressivo aqui no Brasil. A crise e iminente e assim teremos que ficar atentos para a área de plantio da próxima safra. Vamos torcer que atá la a Medicina consiga encontrar um remédio e uma vacina eficiente para combater esse covid-19.
Sergio Fumio Ouchi – engº agrônomo