Saúde e bem estar- Queda de cabelo pós Covid 19, o que fazer?
Por Cleide Vidal Hoinocz Farmacêutica CRF/PR 21811, pós – graduanda em Farmácia Estética.
Olá queridos leitores!
Hoje vamos tratar de um assunto que está preocupando muitos pacientes no pós Covid, principalmente as mulheres.
Queda de cabelo pós Covid 19, o que fazer?
Existe uma queda fisiológica natural dos fios, que pode ser de até cem deles por dia. Se você notar uma queda significativa e a diminuição do volume dos cabelos, deve investigar o que está acontecendo com um médico especialista inclusive agora na pandemia, que pode haver outras razões por traz do problema.
A maioria dos pacientes recuperados de Covid- 19 tem procurado ajuda tanto em consultórios médicos quanto em farmácias com a queixa de queda de cabelo mais do que o normal, o principal diagnóstico feito pelos médicos é o EFLÚVIO TELÓGENO, nome que se da ao encurtamento de ciclo de vida dos cabelos.
O fio de cabelo tem três fases: anágena (fio em crescimento), catágena (fio maduro ainda no folículo) e telógena (fio em queda já desprendido do folículo).
Eflúvio telógeno é um tipo de alopecia, caracterizada pela queda de cabelo difusa, quando os cabelos estão caindo em vários pontos da cabeça. Muitas vezes com início agudo e intenso, podendo cair mais de 600 fios diários (Pereira, 2006). Segundo Pereira (2006), o Eflúvio Telógeno é desenvolvido de 3 a 4 meses depois da instalação da causa, podendo ser um estresse emocional ou físico, um fármaco, febre, parto e infecções.
Sabemos que a Covid-19 gera uma infinidade de complicações, entre pulmonares, cardíacas e dermatológicas. E também sabemos que a perda de cabelos é um fenômeno bem descrito após qualquer estresse fisiológico mais intenso.
Embora não tenhamos ainda um estudo científico de causa e efeito para a nova doença, situações de infecção e alta inflamação são comumente ligadas ao eflúvio telógeno, geralmente cerca de três a quatro meses depois do adoecimento, mas não se preocupe segundo estudos essa queda diminui depois de alguns meses e não tem possibilidade do paciente ficar careca.
Tomando algumas medidas a fase telógena voltará ao normal, diminuindo a queda de cabelo.
– Dicas para quem está passando pela queda intensa de cabelo:
Procure manter a calma, lembre-se que o estresse aumenta a queda de cabelo.
Alimente-se bem, alimentos que contêm ferro, zinco, biotina, selênio e vitamina c, são ótimos para a manutenção dos cabelos.
Evite dormir com os cabelos molhados, pois favorece o enfraquecimento dos fios, além disso, pode causar caspa, dermatite e infecções fúngicas.
Dê preferência aos cosméticos específicos pra queda de cabelo, hoje nas farmácias existe uma infinidade de shampoos e vitaminas ótimas e com preço acessível.
Procure um profissional da área, para um exame mais profundo e um diagnóstico preciso, principalmente se precisar fazer suplementação de algumas vitaminas.
Se você estiver passando por este problema de saúde, venha até a Farmácia Doutor Desconto onde você encontra dois farmacêuticos capacitados para atendê-los e orientá-los no que for preciso.
Pensou Farmácia? Pensou Doutor Desconto!