Tribuna da Notícia :: O seu jornal na Internet!

Site do Jornal Tribuna da Notícia editado e publicado em Reserva-PR.

Saúde e bem estar- A importância da vitamina D

Cleide Vidal Hoinocz, Farmacêutica CRF/PR 21811, pós graduanda em Farmácia Estética.

Olá queridos leitores!

 A vitamina D é muito importante para o corpo humano, além de ser conhecida por estar relacionada à saúde dos ossos é responsável também por outras atividades, trabalhando como reguladora do crescimento, sistema imunológico, cardiovascular, músculos, metabolismo e insulina.

Quando foi descoberta acreditava-se que a vitamina D poderia ser adquirida através de alimentos, foi na década de 70 que os cientistas descobriram que a substância  era um hormônio e não uma vitamina ,mas o termo vitamina já estava consolidado e assim permaneceu .

A principal fonte de produção da vitamina D se dá por meio da exposição solar, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese dessa substância. Alguns alimentos, principalmente peixes (salmão, atum, cavala, arenque, sardinha) são fontes dessa vitamina, porém representam apenas 10%, os outros 90% são obtidos através da síntese cutânea após a exposição solar, que de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia deve ser realizada por 5 a 10 minutos todos os dias, para que a vitamina D seja sintetizada (produzida).

A importância da vitamina D pode ser vista quando ela está em falta no nosso organismo, em adultos os ossos ficam frágeis (osteoporose), ocasionando risco de fraturas espontâneas, nessas situações há uma perda da força muscular que pode causar quedas, em crianças a falta da vitamina pode comprometer o crescimento e levar a uma formação inadequada dos ossos, dando origem ao chamado raquitismo, situação em que existem deformidades ósseas.

Para as grávidas o consumo de vitamina D é essencial, a gestação é considerada um período crítico e a deficiência de vitamina nesse período pode estar associada ao desenvolvimento de diabetes gestacional, vaginose bacteriana, pré-eclâmpsia, baixo peso do recém-nascido, além disso, a vitamina D tem sido apontada como essencial para o equilíbrio do cálcio e do fósforo, tanto no organismo materno quanto no bebê.

Em recém nascidos, as nutricionistas ressaltam que as fontes alimentares de vitamina D não conseguem suprir as necessidades do organismo. Em lactentes, o leite materno, que é o melhor alimento para o recém-nascido, possui baixas concentrações de vitamina D, dessa forma recomenda-se a suplementação para crianças que estão em fase de amamentação logo após o nascimento com dose de 400 UI por dia, por isso a importância de ter a primeira consulta com o pediatra nos primeiros dias de vida.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia (2014) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (2016), a hipovitaminose D (deficiência de vitamina D) é um problema mundial e o Brasil apresenta uma taxa elevada em diversas idades.

Por isso a importância de consultar um médico e fazer um exame de colecalciferol para saber como está sua dosagem de vitamina D e se precisa fazer suplementação principalmente se você não tem costume de pegar sol por falta de tempo ou por problemas de pele, lembrando que existem várias marcas e dosagens de vitamina D disponível em farmácias, todas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Dúvidas sobre a vitamina D? Venha até a Farmácia Doutor Desconto que podemos te orientar e se você quer saber se está em dia com essa importante vitamina fazemos o exame de dosagem de vitamina D, entre em contato conosco resultado em 30 minutos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *