Saúde e bem estar- Cúrcuma e seus benefícios para a saúde
Cleide Vidal Hoinocz Farmacêutica com 26 anos de experiência em farmácia e 13 anos de formação acadêmica CRF-PR 21811, Pós-graduada em Farmácia Estética.
Olá queridos leitores!
Hoje vou falar sobre a Cúrcuma, ela passou a ser procurada pelos brasileiros por trazer uma série de benefícios para a saúde, muito famosa em relação ao uso culinário, a cúrcuma também é reconhecida internacionalmente quando o assunto é medicina. O item também é conhecido no Brasil como açafrão da terra, açafrão da Índia, gengibre dourado e turmeric.
A curcumina, o princípio ativo da cúrcuma, é um dos compostos mais pesquisados nos últimos tempos. Mais recentemente, diversos estudos científicos comprovaram seu potencial antioxidante e antiinflamatório, duas funções importantes para a manutenção da saúde e do bem-estar.
A cúrcuma (Cúrcuma longa), ou açafrão da terra, é uma planta da família Zingiberaceae, a mesma do gengibre, originária da Ásia, mais especificamente da Índia e Indonésia.
Suas propriedades estão na raiz, que é muito parecida com o gengibre, porém de cor amarela. Pode ser consumida in natura, como condimento ou corante em pó, na culinária, ou na forma de cápsulas, devido às suas propriedades terapêuticas.
Alguns benefícios da Cúrcuma:
Estudos atuais indicam que a maioria dos efeitos da cúrcuma no organismo se dá através das propriedades antiinflamatórias e antioxidantes da curcumina. Por sua ação antiinflamatória, a cúrcuma vem sendo indicada para auxiliar no tratamento de
•Inflamações causadas por vírus no trato respiratório;
•Inflamação crônica, relacionada a condições como obesidade, estresse e envelhecimento;
•Inflamação induzida pelo exercício e dor muscular;
•Inflamação gastrointestinal.
Ao atuar como antioxidante, auxiliando na eliminação de radicais livres, a cúrcuma pode dificultar o aparecimento ou auxiliar no tratamento de uma série de doenças, como:
•Parkinson;
•Catarata;
•Senilidade (processo de envelhecimento associado a diversas alterações decorrentes de doenças crônicas);
•Alzheimer;
•Degeneração muscular;
•Artrite;
•Infarto do miocárdio;
•Acidente Vascular Cerebral (AVC);
•Disbiose (desequilíbrio na microbiota intestinal);
•Síndrome do Intestino Irritável;
•Endometriose;
•Síndrome do ovário policístico;
•Doenças autoimunes, como a fibromialgia;
•Alguns tipos de câncer.
Para tratar doenças de pele:
Na dermatologia, por possuir ação antiinflamatória, antimicrobiana e antioxidante, a cúrcuma pode ser recomendada, na forma de cremes ou cápsulas orais, para complementar o tratamento de problemas na pele como acne, alopecia, dermatite e psoríase.
Já na área estética pode ser indicada para o tratamento de melasma e rosácea, por sua ação antiinflamatória.
Como utilizar a cúrcuma na alimentação?
A Cúrcuma em pó pode ser adicionada em alimentos como carnes brancas, peixes e sopas, ou ainda em bebidas como suco verde, vitaminas e chás.
Também pode ser ingerida em forma de suplemento em cápsulas que é facilmente encontrada em farmácias, mas sempre peça orientação para um farmacêutico de sua confiança, pois existem muitas marcas e o ideal é que consuma Cúrcuma de qualidade.
Diferença entre Açafrão e Cúrcuma (Açafrão da Terra)
É muito comum as pessoas confundirem a Cúrcuma com o Açafrão. Muitos acham que é a mesma coisa, pelo fato da Cúrcuma ser chamada de Açafrão da Terra, porém a diferença entre eles é bem grande.
Originário do sudeste da Europa e sudoeste da Ásia, o açafrão floresce em outubro, dando origem a uma flor roxa; desta flor retira-se o estigma (abertura superior do pistilo por onde entra o pólen). Para se colher uma boa quantidade dela, é necessário o plantio de milhares de hectares, bem como manejo e armazenamento bastante específicos, motivo pelo qual o açafrão é uma especiaria cujo preço costuma ser bastante elevado nos mercados.
Aqui no Brasil a Cúrcuma também é conhecida como Açafrão da Terra, que é da família do gengibre. Conhecida também como tumérico, é originária da Ásia (Índia e Indonésia), foi introduzida no Brasil na época colonial e hoje cresce de forma espontânea em várias partes do país, sendo o estado de Goiás o maior produtor nacional dessa especiaria.
Dúvidas sobre a Cúrcuma e seus benefícios? Venha até a Farmácia Doutor Desconto, estamos á disposição para atendê-los. Pensou Farmácia? Pensou Doutor Desconto!
Gilson Van Haandel, farmacêutico CRF/PR 24703
Cleide Vidal Hoinocz, farmacêutica CRF/21811. Pós-graduada em Farmácia Estética
Sigam-nos nas redes sociais
Instagram: @doutordesconto
Facebook: Farmácias Doutor Desconto