Tibagi recebe grupo de ovinocultores
No dia 27 de setembro, o Sindicato Rural Patronal de Tibagi, recebeu secretários municipais de agricultura e criadores de ovinos para dar sequencia aos trabalhos do Grupo de Ovinocultores dos Campos Gerais.
O Grupo que é coordenado pelo Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do município de Ponta Grossa, Izaltino Cordeiro dos Santos, conta com a participação de representantes de oito municípios da região dos Campos Gerais, com o apoio da SEAB – Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, através da Regional de Ponta Grossa, coordenada pelo Agrônomo Marcelo Ferreira Hupalo.
O Presidente do Sindicato Rural de Tibagi, Mauricio Chizini Barreto, fez a abertura da reunião saudando a todos e falou da importância de organizar a cadeia produtiva da ovinocultura, reiterou o apoio do sindicato as iniciativas produtivas do agro e passou a palavra ao Secretario Municipal de Agricultura e Abastecimento de Tibagi, Sr. Fabiano Carneiro de Oliveira, que agradeceu a presença de todos e falou da importância do grupo, citou também que o município de Tibagi já aprovou a lei de apoio a cadeia produtiva da ovinocultura, um importante passo para o setor dentro do município.
Na sequência usou a palavra o Chefe da Regional da SEAB, Sr. Marcelo, que falou da participação do governo do estado no Fomento a ovinocultura paranaense, e que a região deverá ser contemplada com recursos para desenvolvimento de ações dentro desse programa.
Na sequencia o Sr. Izaltino iniciou sua fala fazendo a apresentação do programa, sobre a cadeia produtiva da ovinocultura e o papel da COOPERGERA – Cooperativa dos Produtores de Ovinos e Caprinos dos Campos Gerais no planejamento, acompanhamento e execução do programa.
A reunião do grupo que é realizada de forma itinerante, terá como próxima cidade sede do encontro o município de Ipiranga, sendo no mês de dezembro.
O programa de fomento da Ovinocultura terá a participação de 20 criadores em cada município, com rebanho de 30 a 300 animais e área máxima de 250 hectares.
Dentro do programa cada município irá adquirir reprodutores, de alta linhagem e raças comercias, que serão utilizados em forma de rodizio, além de assistência técnica e outras ações de organização e fomento a cadeia produtiva.
Nesta etapa do programa serão atendidos, na região dos Campos Gerais, os municípios de Tibagi, Ipiranga, Reserva, Ponta Grossa, Palmeira, Porto Amazonas, Imbaú e Ivai.
Para o presidente do Sindicato Rural esse tipo de grupo, tem tudo para dar bons resultados, visto que a iniciativa veio do setor produtivo para o poder público, que será necessário após as eleições municipais voltar a falar sobre o projeto com as novas gestões públicas, que a reunião de Ipiranga será um ponto importante para que o projeto tenha sua continuidade.
“Nós como entidade representativa dos produtores rurais, estamos sempre buscando oferecer um espaço de dialogo e um campo fértil para novos e prósperos projetos de desenvolvimento para o setor do Agro, e sabemos que o poder público precisa ser parceiro promovendo e atendendo os anseios da população, portanto esperamos que na sequencia tudo tenha uma caminhada de desenvolvimento para a cadeia produtiva da ovinocultura na região e no estado do Paraná. No que depender das ações do Sindicato Rural, do Sistema FAEP – Federação da Agricultura do Paraná / SENAR e de nossos produtores este grupo tem tudo para ser um sucesso”. Finaliza Barreto.