Saúde e bem estar- Triptofano o aminoácido do bem estar e do humor
Cleide Vidal Hoinocz Farmacêutica CRF-PR 21811, Pós-graduada em Farmácia Estética.
Olá queridos leitores!
Vamos conhecer um pouco sobre o triptofano, muito conhecido por regular o sono e amenizar os sintomas de ansiedade e depressão.
O triptofano é um aminoácido essencial precursor da serotonina. A serotonina, conhecida como hormônio da felicidade é um neurotransmissor que desempenha papel importante no sistema nervoso, sendo responsável pela regulação da gênese da fadiga (sono), temperatura corporal, apetite, humor, atividade motora e funções cognitivas.
Uma das principais características do triptofano é que ele não é produzido pelo organismo humano. Por isso, sua ingestão depende de uma dieta balanceada ou do uso de suplementos em cápsulas encontrado em Farmácias.
Para que serve o Triptofano?
O triptofano é usado como suplemento dietético, indicado por alguns profissionais da saúde como alternativa terapêutica no tratamento de estresse, hiperatividade, depressão e distúrbios do sono.
A suplementação de triptofano atua no organismo reduzindo os níveis de cortisol, substância associada ao estresse, melhorando a resistência à insulina e auxiliando na promoção da homeostase neuroendócrina, mantendo o equilíbrio das atividades nervosas e hormonais do corpo.
Benefícios do Triptofano:
No emagrecimento:
Como precursor da serotonina, o triptofano atua como coadjuvante no emagrecimento. Com quantidades normais desse neurotransmissor, o indivíduo atinge a saciedade mais facilmente e consegue maior controle sobre a ingestão de açúcares. Além disso, essa substância tem como uma de suas possíveis funções a supressão da fome e da ingestão de alimentos, de modo que a variação de serotonina gera efeitos sobre a compulsão alimentar.
Na insônia e depressão:
Além de auxiliar na síntese de serotonina e proteínas, o triptofano ajuda na formação da melatonina, o hormônio responsável pela indução do sono. Por isso, ao manter bons níveis de triptofano no sangue, é possível tratar problemas como insônia, depressão e síndromes relacionadas ao sono.
Para se manter saudável e garantir boas noites de sono, tente sempre dar preferência a alimentos ricos nesse aminoácido e evite pratos muito gordurosos ou com muito açúcar, que tendem a causar processos inflamatórios no organismo e prejudicam a qualidade do sono.
Precursor do “Hormônio da felicidade”:
Um grande benefício do triptofano é auxiliar diretamente na síntese da serotonina, “o hormônio da felicidade”. Junto com a vitamina B3 e o magnésio, ele atua como uma espécie de matéria-prima para a produção desse hormônio, garantindo mais bem-estar ao organismo. Por isso, ao consumir regularmente alimentos fontes desse aminoácido ou através do suplemento, é possível melhorar o humor de forma significativa e afastar sintomas de estresse e ansiedade.
Na saúde do sistema nervoso:
O triptofano faz bem para a saúde do cérebro. Ele melhora a capacidade de memória, raciocínio, auxilia em processos de aprendizado e, por auxiliar na produção de melatonina, ajuda a deixar o cérebro mais descansado e relaxado para cumprir suas funções. Vale destacar, ainda, que muitos alimentos fontes de triptofano também são ricos em ômega 3, ácido graxo essencial que é indispensável para o funcionamento do sistema nervoso. Inclusive já teve matéria sobre o ômega 3 por aqui, se ainda não leu vale a pena.
Na pratica de atividades físicas:
Se você pratica exercícios físicos regularmente, é muito importante manter os níveis de triptofano seja pela dieta ou suplementação. Esse aminoácido ajuda a afastar a fadiga, dando mais disposição no dia a dia, e ainda contribui para a síntese de proteínas e hormônios que precisam estar em equilíbrio para a prática. Vale destacar que o triptofano também ajuda a acelerar o metabolismo, auxiliando no processo de queima de calorias, o que é ótimo para quem se exercita com freqüência. Mas lembre-se o ideal é consultar um nutricionista para analisar que tipos de suplementos cada um deve repor para prática de atividades físicas.
Alimentos fontes de triptofano:
Existem ingredientes de diferentes grupos alimentares que são fontes de triptofano e precisam fazer parte do seu cardápio. Oleaginosas, como castanhas e amêndoas, por exemplo, têm um alto teor desse aminoácido. O mesmo serve para alimentos ricos em proteínas, como peixes, carnes e ovos e diferentes frutas e frutos.
Conheça as principais fontes de triptofano:
Cacau, chocolates mais amargos, castanha-de-cajú, amêndoa, abacate, frutas secas (uvas-passas, damascos e tâmaras), banana, peixes e ovos.
Dúvidas sobre o TRIPTOFANO e seus benefícios? Venha até a Farmácia Doutor Desconto, estamos á disposição para atendê-los. Pensou Farmácia? Pensou Doutor Desconto!
Gilson Van Haandel, farmacêutico CRF/PR 24703