Saúde e bem estar- Acne
Saúde e bem estar- Acne
Cleide Vidal Hoinocz Farmacêutica CRF-PR 21811, Pós-graduanda em Farmácia Estética.
Olá queridos leitores!
Quem nunca se incomodou com a indesejável ACNE? Esse é um problema de saúde que acomete pessoas de todas as idades, principalmente os adolescentes e que tem um grande impacto na qualidade de vida do paciente, principalmente por deixar marcas na pele.
Vamos entender o que é ACNE e como tratá-la.
O que é ACNE?
É uma doença inflamatória crônica das glândulas sebáceas e dos folículos pilosebáceos com envolvimento genético, hormonal e imune. Apresenta períodos de exacerbação (onde o quadro se agrava) e períodos onde a gravidade diminui. Pode ocorrer a formação de comedões, pápulas, pústulas, cistos e abscessos. Tem um impacto psicológico, social e emocional importante. Além de causar, freqüentemente, cicatrizes o que piora ainda mais a qualidade de vida dos pacientes.
Como surgem os cravos e espinhas?
As unidades pilo-sebáceas ficam logo abaixo da superfície da pele, sendo em maior número na face, nas costas e no peito. Essas unidades são compostas por um folículo piloso, local onde nascem os pêlos, e por uma glândula sebácea, responsável pela produção de sebo, uma substância gordurosa responsável pela hidratação da pele.
O processo de formação da acne inicia-se quando há obstrução do canal do folículo, impedindo a drenagem do sebo para a pele. Normalmente essa obstrução se dá quando há uma grande produção de sebo associado a células mortas da pele, essa junção (sebo+células mortas) forma uma espécie de rolha ou tampão chamado de comedão. Quando esprememos um cravo, aquela substância branca que sai com uma extremidade preta, nada mais é do que o comedão.
Os comedões são excelentes meio de cultura para uma bactéria que costuma viver na superfície da nossa pele, chamada Propionibacterium acnes. A P. acne invade o folículo e se alimenta das gorduras do sebo, prolifera-se e causa infecção da unidade pilo-sebácea. A partir deste momento o cravo evolui para espinha, composta pelo comedão e uma bolsa de pus ao redor.
Quando inicia a formação de ACNE?
A manifestação da acne está relacionada ao comportamento de hormônios sexuais masculinos ou andrógenos, produzidos tanto em homens quanto em mulheres. A elevação de níveis hormonais durante a adolescência provoca aumento da produção de gordura pelas glândulas sebáceas da pele, fazendo com que a doença seja muito comum na puberdade (entre 14 e 16 anos). No entanto, não é exclusiva dessa faixa etária podendo atingir jovens e adultos com mais de 40 anos, pois existem pacientes que desenvolvem acne na fase adulta e nunca tiveram durante a adolescência.
Pode regredir espontaneamente após a puberdade, porém 30% continuam a apresentar na fase adulta (mais comum em mulheres).
Classificação:
Grau I – Presença majoritária de comedões e ocasionalmente algumas pústulas (espinhas).
Grau II – Comedões e pústulas em maior quantidade, principalmente na face, com possibilidade de formação de cicatriz.
Grau III – Numerosos comedões e pústulas difusas pela face, ombros e tronco. Pode haver formação de nódulos e cistos. A presença de cicatrizes é comum.
Grau IV – Numerosos cistos e nódulos e presença de cicatrizes graves.
Existe ainda uma forma mais grave e rara da doença, chamada de acne fulminans ou acne fulminante, caracterizada pela presença de febre, lesões nos ossos, rins e sepse.
Tratamento:
O tratamento da acne vai depender do grau que se encontra.
Existem vários dermocosméticos específicos para tratar a pele com acne e amenizar o desconforto.
As acnes graves podem ser tratadas com antibióticos e isotretinoína, mas somente com orientação médica, pois é necessário avaliar o Grau da acne.
Nos casos da acne menos agressiva uma limpeza de pele específica para pele acneica a cada 30 dias, é uma ótima opção para tirar o excesso de sebo e deixar a pele equilibrada em conjunto com o tratamento home care (produtos utilizados em casa na rotina diária), mas esse tipo de tratamento tem que ser indicado por um profissional habilitado na área estética.
Medidas gerais contra acne:
Evite espremer as espinhas e cravos.
Nunca passar produtos caseiros na pele.
Lave o rosto diariamente, de preferência com produtos específicos para acne. Use sabonetes especiais para o rosto de preferência na forma líquida. Evite usar produtos que ajudam a esfregar.
Evite exposição solar, principalmente se você estiver tratando a acne com medicamentos.
Evite excesso de maquiagem e não durma sem antes retirá-la.
Evite roupas apertadas ou muito quentes.
Tome banho após exercícios físicos.
Dúvidas sobre ACNE? Venha até a Farmácia Doutor Desconto, estamos á disposição para atendê-los. Pensou Farmácia? Pensou Doutor Desconto!
Gilson Van Haandel, farmacêutico CRF/PR 24703
Cleide Vidal Hoinocz, farmacêutica CRF/21811. Pós-graduanda em Farmácia Estética
Sigam-nos nas redes sociais
Instagram: @doutordesconto
Facebook: Farmácias Doutor Desconto