Academia de Letras dos Campos Gerais realiza reunião e discute ações para fomentar a cultura e o resgate histórico regional e local
O Presidente do Sindicato Rural de Tibagi, Maurício Chizini Barreto, e o Diretor do Museu Histórico de Tibagi, Neri Assunção, participaram nesta Quarta- feira, (24) da reunião da Acadêmia de Letras dos Campos Gerais.
Durante a reunião foram discutidas ações para fomentar a cultura e o resgate da história regional e local. Oportunidade em que os representantes de Tibagi fizeram o convite para a ALCG realizar uma sessão solene em Tibagi.
A ideia foi recebida com satisfação pelos membros da diretoria da ALCG que definiram para o mês de junho a visita dos membros. A sessão solene será no auditório do Sindicato Rural Patronal de Tibagi e deve contar com a presença dos 40 membros da ALCG, autoridades, representantes da cultura, estudantes e profissionais da educação.
O evento que foi realizado em outros 4 municípios da região tem como finalidade valorizar a história e a cultura local e estimular novos escritores. Para Neri Assunção a história de Tibagi é rica e precisa ser preservada.
Sendo o museu do garimpo o único do Paraná com acervo voltado a história de diamante no estado e preserva a história de uma época que a região foi pujante na mineração. Já Maurício ressalta que a história local e regional precisa ser valorizada e conhecida pelas novas gerações.
Temos uma história rica que retrata toda a luta na construção do que temos e somos atualmente. Tibagi tem uma bela e fascinante história e um cabedal de causos e costumes que formaram nossa história e a cultura popular local.