Sindicato de Tibagi realiza Encontro do Produtor Rural
Nos dias 11, 12 e 13 de julho, foi realizado o Encontro do Produtor Rural, na sede do Sindicato Rural de Tibagi. O evento que teve sua primeira edição no ano de 2021, surgiu com o objetivo promover o setor do Agro e trazer informações para o Produtor Rural.
No dia 11 de julho, aconteceu a abertura com a presença de autoridades, na sequencia aconteceu a reunião do Núcleo Sindical dos Campos Gerais, onde foram discutidas algumas demandas que vem preocupando o setor.
Concluindo o primeiro dia, foi realizada uma Palestra com o Casal da Pecuária, vindo do estado do Mato Grosso do Sul, os quais falaram das suas experiências com Pecuária de Corte.
No segundo dia, aconteceu o primeiro leilão virtual de Gado Geral do município de Tibagi, que contou com mais de 600 animais, movimentando mais de 1 milhão de reais em negócios.
No último dia foi realizada Palestra, sobre Resinagem de Pinus, através da Empresa Resina 22 de dezembro. O Evento contou com 24 empresas expositoras.
Para o Presidente do Sindicato Rural, Mauricio Chizini Barreto, o evento tem dado um bom resultado, visto que vem crescendo a cada ano.
Barreto lembra que no primeiro ano, foram apenas palestras, no segundo ano contou com 8 expositores e esse ano foram 24 empresas participantes.
Contamos com 4 apoio que fizeram a diferença, que foram o Sistema FAEP, a Prefeitura Municipal de Tibagi, a empresa Yamadiesel e a empresa Resina 22 de dezembro.
Para o ano de 2025 o evento deverá contar com mais empresas, visto que algumas que nos procuraram não conseguimos atender, visto que os 24 stands disponibilizados já haviam ser vendidos. Só temos a agradecer, graças a Deus atingimos um bom resultado novamente. Finaliza Barreto.
Para o Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Fabiano Carneiro de Oliveira, a parceria do Sindicato Rural com a Prefeitura vem contribuindo para atender o setor do Agro, que é o mais importante para nosso município.
Ele lembra que a participação de um criador de Porco Moura, foi um diferencial, visto que essa raça de suíno vem ganhando mercado em virtude de sua qualidade e sabor da carne.
Também destaca um criador de Ovinos, que vem se estruturando e comercializando os animais abatidos e com marca própria. “A parceria com o Sindicato com a Prefeitura é permanente, temos várias ações em conjunto, o que tem dado ótimos resultados para o setor rural de nosso município e melhorando a qualidade de vida da população”. Conclui Oliveira.
SINDICATO RECEBE REPRESENTANTES DA CNA
No dia 16 de julho, o Sindicato Rural de Tibagi recebeu o Projeto Campo Futuro, “Levantamento de Custos de Produção – Cereais, Fibras e Oleaginosas”, projeto esse que é realizado desde o ano de 2007, Confederação Nacional da Agricultura – CNA, é realizado em todo o país, e busca colher informações sobre os custos médios da Produção, propiciando assim uma visão mais assertiva quanto a situação do Custo de Produção em cada estado.
No Paraná, as reuniões de custo de grãos, safra 23/24, ocorrem em Tibagi, Guarapuava, Cascavel e Londrina. Quem realiza os cálculos são os pesquisadores do Cepea-Esalq, Renato Ribeiro e Francisco Alves, e das reuniões participam Ana Paula Kowalski da FAEP e Tiago Pereira da CNA.
Os produtores presentes puderam apresentar seus números e a situação enfrentada na safra 2023/2024. Para o presidente do Sindicato Rural, Mauricio Chizini Barreto, esse tipo de trabalho é de muita importância, visto que levanta a situação real do setor.
Em 2024, o projeto realizará 150 painéis, em 20 estados, 124 municípios e para 53 atividades. A planilha de resultados retorna aos produtores participantes depois da conferência dos dados.