Síntese das últimas sessões da Câmara Municipal
Na reunião da Câmara Municipal de Quinta- Feira, 5 de Setembro os vereadores aprovaram por nove votos favoráveis, um contra e uma obstenção a Prestação de Contas do Poder Executivo referente ao Exercício Financeiro de 2009 do ex- prefeito Frederico Bittencourt Hornung, (Neto) e do então vice- prefeito Aleixo Lopata. O Tribunal de Contas do Paraná enviou um parecer pela regularidade com ressalvas para o julgamento dos vereadores. Na mesma sessão foi apresentado as autoridades do legislativo municipal o Projeto Galera Nota 10 pelo professor Anderson Carlos Mulinari. O Galera Nota 10 é vinculado aos Clubes Nacionais com registros na CBF. Em Reserva o projeto será implementado com a Sociedade Esportiva Ferroviária de Curitiba. O clube tem como diretor Alcides Cantu. O projeto pretende através do futebol, promover a inclusão social e educativa, tirando os jovens das ruas, combatendo a evasão e a repetência escolar.
Na sessão do Legislativo Municipal de Quinta- Feira, 12 de Setembro os vereadores discutiram vários projetos e indicações. Uma das indicações mais polêmica da sessão foi apresentada pelo vereador José Odílio que solicitava que a prefeitura fiscalizasse os postos de combustíveis para resolver o problema da água no combustível que segundo o vereador causou problemas em alguns veículos. Os vereadores argumentaram contra a indicação. A indicação recebeu 3 votos favoráveis pela aprovação e o restante dos vereadores votaram contra. José Odílio disse que sempre fazerá o seu papel de fiscalizar. Os vereadores também apreciaram o projeto de lei que institui o Conselho Municipal do Trabalho que vai acompanhar que precisam de de trabalho. Outra matéria discutida foi sobre a arborização. O Projeto 63 vai prever multas para quem cortar árvores sem autorização da Secretaria de Meio Ambiente. Está acontecendo muitos cortes de árvores sem autorização e podas drásticas. A opção para a população será pela substituição da espécie. O projeto foi aprovado em 2ª votação por unanimidade.
O Projeto 67 do Executivo Galera Nota 10 contou com o apoio de todos os vereadores foi aprovado. O vereador Vanderlei e Edenilson comentaram se o Galera Nota 10 vai beneficiar o interior do município. Também foi discutido pelos vereadores o Código Municipal do Meio Ambiente, iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente que estabelece a Política Ambiental e Preservação do Meio Ambiente. O vereadores Wilson de Holleben e Aleixo Lopata falaram sobre a complexidade do código que merece atenção especial. O Drº Douglas Roderjan especialista em Meio Ambiente falou sobre a lei especial. Da secretaria de Meio Ambiente Paulo Renno presente na sessão expos o assunto.
Foi tratado em 1ª discussão o Projeto do Executivo em regime de urgência alterando o regime de urgência que autoriza a abertura de crédito adicional especial alterando o orçamento municipal com o objetivo de viabilizar recursos para a Secretaria de Saúde. O projeto foi aprovado por unanimidade. Vários vereadores parabenizaram o prefeito Luizinho Vosniak pela escolha de Ernani Sobczak como secretário de saúde. A maioria dos vereadores aprovam e estão contentes com o trabalho do secretário de saúde comentando pelo esforço, dedicação e pelo bom atendimento que vem recebendo.
Outro projeto apreciado pelos vereadores foi o projeto de iniciativa popular que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas. Este projeto tem parecer pela inconstitucionalidade mas está tramitando nas comissões.
Nesta última sessão foram aprovados diversos projetos denominando vias públicas homenageando pessoas tradicionais do município. Os vereador Edenilson Lopata comentou sobre a dificuldade de chegar talões e correspondências em ruas sem nome. O vereador Paginho também solicitou a instalação de placas nas ruas.