Recuperação da Cultura de Trigo
Após uma intensa e severa chuva de granizo que atingiu uma grande região do município de Reserva no dia 30 de Junho, muitos produtores tinham semeado o trigo, cereal cultivado no inverno, onde muitas lavouras encontravam na fase pós plantio, principalmente na fase de perfilhamento da cultura, provocando danos culturais significativos preocupando muitos triticultores da região.
Passados poucos mais de 30 dias, muitas lavouras se recuperaram, principalmente os que estavam na fase de perfilhamento e início de emborrachamento. O grande poder de recuperação das plantas somado ao clima favorável amenizaram as perdas, animando os produtores investir na cultura efetuando tratos culturais de acordo com as necessidades da cultura.
Os riscos de geada nesse ano esta praticamente descartada, ficando a cultura somente a mercê de riscos de estiagem na fase de espigamento e chuvas excessivas na fase de colheita.
As expectativas no mercado interno e que os preços da saca de 60 kg com Ph 78 ou acima sejam comercializados a 60,00 reais, o que deixa um bom lucro ao triticultor. Grande parte da produção do trigo de Reserva e destinado a produção de farinha e biscoitos principalmente na fábrica de biscoitos de Irati.
Vamos torcer para que este ano possamos produzir um grão de alta qualidade e elevada produção para ajudar o produtor e reduzir seus custos na sua cadeia produtiva.
Eng, Agronomo – Sergio Fumio Ouchi