Colheita de trigo em nosso município
O mês de outubro marca o início da colheita de trigo em nosso município de Reserva onde as chuvas que caem de forma ininterrupta desde o início do mês, vem prejudicando o ritmo da colheita deste cereal. Se de um lado os grandes volumes de chuva causou problemas na cultura, as voltas das chuvas quebrou o ciclo longo de estiagem até então em todo o Estado do Paraná, restabelecendo as nascentes de riachos e rios, aumentando significativamente a vazão dos mesmos.
A cultura do trigo que não sofreu as consequências da geada ocorridas no final de junho, mesmo com as interpéries climáticas tem produzido razoavelmente bem, embora a qualidade do grão e a redução no peso hectolitrico compromete diretamente no resultado final da colheita deste cereal. Porém os preços tem contribuído para melhorar a rentabilidade do triticultor, onde a saca pode ser vendida ao preço de R$ 75,00 a R$ 85,00. Algumas variedade de trigo tem resistido mais às condições adversas do clima nessa safra, levando o agricultor a escolher as melhores variedade na próxima safra.
As áreas de trigo nessa safra foram reduzidas nessa safra, sendo substituídas por aveia branca, que tinha como destino a indústria alimentar humana e também na alimentação do gado para engorda.
Resumindo não foi um ano bom para o trigo como nos anos anteriores, com a ocorrência desses fatores adversos nas fases reprodutivas e principalmente na colheita.
Engº Agronomo – Sergio Fumio Ouchi