Tribuna da Notícia :: O seu jornal na Internet!

Site do Jornal Tribuna da Notícia editado e publicado em Reserva-PR.

João Carlos Gomes participa de reunião da AMCG

Secretário João Carlos GomesTelêmaco Borba será o município anfitrião nesta segunda-feira para encontro de prefeitos dos Campos Gerais.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, João Carlos Gomes é presença confirmada na reunião dos prefeitos da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) do mês de setembro. O encontro acontece no município de Telêmaco Borba nesta segunda-feira, dia 30, a partir das 11h30 no Clube Atlético Monte Alegre (Cama). “Vamos fechar nossas reuniões com a presença de um secretário estadual que trabalhou muito pela nossa região, alavancando o ensino superior dos Campos Gerais”, destacou a presidente da AMCG, Ângela Mercer de Mello, exultando a atuação de Gomes a frente da Universidade Estadual de Ponta Grossa nos últimos anos.

A reunião de segunda-feira da AMCG deve ser a última ordinária de 2013 que será realizada nos municípios da região. “Para o próximo mês pretendo agendar uma audiência dos prefeitos junto ao governador Beto Richa”, adianta a presidente.

Entre outros temas, o secretário estadual deve abordar o projeto do Parque Tecnológico Virtual (PTV). Um projeto estruturante que atinge os 399 municípios paranaenses e garante às regiões mais afastadas dos grandes centros o acesso à educação e ao desenvolvimento tecnológico. “O parque deve contribuir para mudar o perfil de desenvolvimento das diversas regiões do Paraná, e neste contexto está a região dos Campos Gerais, com a participação das empresas locais, que agregam cada vez mais valor ao todo”, destaca Gomes.

Conforme o secretário, o PTV une, numa mesma plataforma tecnológica, o setor produtivo, as universidades e instituições de pesquisa e setores do governo envolvidos com o desenvolvimento tecnológico e de inovação do Estado. “O parque pretende atrair e trabalhar no desenvolvimento e na fixação de empresas de base tecnológica, também de todo território paranaense”, destaca.

Além do secretário de estado, o encontro terá ainda a presença da Chefe do Escritório Regional da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social de Ponta Grossa, Luciana Silvestre. Na ocasião ela irá apresentar aos prefeitos a adesão ao programa ‘Juro Zero’ que faz parte do já estabelecido ‘Família Paranaense’. “Podem aderir ao programa oito municípios dos Campos Gerais”, conta a chefe regional, citando que destes o município de Ortigueira já assinou o Termo de Adesão. Os demais são Imbaú, São João do Triunfo, Ventania, Tibagi, Ivaí, Reserva e Piraí do Sul. “Através de um cruzamento de índices, este foram os municípios identificados como prioritários do ‘Família Paranaense’. Três foram identificados em 2012 e cinco em 2013 entre os municípios com maior concentração de famílias vulneráveis”, explicou Luciana.

Através do ‘Juro Zero’, as famílias poderão financiar valores, sem taxa de juros, para a compra de algo que irá resultar em aumento de renda. “Através dos agentes de crédito serão identificadas as famílias com perfil empreendedor para aderir ao programa”, explica a chefe do escritório regional.

Outro assunto que compõe a pauta da reunião dos prefeitos na próxima segunda-feira é o Plano de expansão da TV Educativa para os Campos Gerais. Quem irá explanar sobre o tema é o diretor executivo da TV, Guilherme Pikunas.

Informações das Assessorias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *