Tribuna da Notícia :: O seu jornal na Internet!

Site do Jornal Tribuna da Notícia editado e publicado em Reserva-PR.

Patrulha do Campo chega a Tibagi para recuperar estradas

patrulha-do-campo-tibagi-prA população tibagiana foi surpreendida na manhã da sexta-feira (20) com uma grande carreata que apresentou à cidade toda estrutura da Patrulha do Campo, que o Governo do Estado destinou ao Consórcio Caminhos do Tibagi, que irá atuar no município a partir do dia 6 de janeiro. Os equipamentos serão usados na recuperação, modernização e adequação de estradas rurais que durante todo o mês seguinte atuará nas estradas da região do Barbosa e Água Comprida.

Para o município de Tibagi, afetado pelas fortes chuvas durante o ano, a chegada das unidades da Patrulha do Campo vem em boa hora. “Tibagi tem mais de 10 mil quilômetros de estradas rurais, sendo que com as chuvas mais de 30% deste total ficou comprometido. Os equipamentos que compõe esta patrulha serão de grande importância para que o município consiga recuperar e manter suas estradas”, ressalta a prefeita Angela Mercer de Mello. “Somente com nossa estrutura é praticamente impossível atender toda nossa demanda, afinal somos o segundo maior município do Paraná”, pontuou.

Cada patrulha é composta por escavadeira, trator de esteira, motoniveladora, pá-carregadeira, rolo compactador, caminhão-comboio, carreta para as máquinas e cinco caminhões basculantes. O conjunto é utilizado em rodízio, conforme acordo entre os municípios que compõe o consórcio que recebeu duas patrulhas.

A recuperação de estradas rurais é essencial para os municípios, para evitar perdas no escoamento da produção agrícola e dar segurança ao transporte escolar e ao deslocamento das pessoas que vivem no campo. “As prefeituras na maioria das vezes não têm condições de suprir essa demanda, então damos esta grande força para que os prefeitos readequem as estradas, ligando o campo às cidades”, afirmou o governador Beto Richa na ocasião de entrega dos equipamentos.

Segundo Jair Pedro Vendrúsculo, coordenador do programa Patrulha do Campo, o conjunto de equipamentos atende todas as necessidades para o trabalho de recuperação e adequação de estradas rurais. “Além de entregar o conjunto de máquinas, a Codapar dá capacitação aos trabalhadores e operadores, de como estruturar uma estrada de qualidade, para que se mantenha preservada”, disse Vendrúsculo. Cada patrulha trabalha sob a supervisão de um técnico agrícola. Além disso, o governo dá suporte às prefeituras na elaboração de projetos técnicos e de engenharia para a recuperação as estradas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *