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Movimento lança campanha interativa sobre cidadania

O Movimento Paraná Sem Corrupção, coordenado pelo Ministério Público do Paraná, está lançando a campanha “Cidadania é para todos”. Com peças publicitárias para TV, rádio, sites, além de mídia exterior espalhada pelas ruas de Curitiba e de algumas cidades do interior do Paraná, o Movimento pretende instigar uma reflexão: o que é cidadania para você? A população poderá participar da campanha por meio das redes sociais. A ideia é que os usuários do Facebook e do Twitter, por exemplo, escrevam o que entendem por cidadania, utilizando a hashtag #cidadaniaé. Frases como “#cidadaniaé poder cobrar seus direitos mas ter plena consciência dos seus deveres”, “#cidadaniaé estacionar na vaga certa” e “#cidadaniaé usar fones de ouvido no ônibus” já estão circulando nas redes. 

“A campanha está no começo e já é possível identificar como as pessoas percebem a cidadania no cotidiano. Quem respeita os espaços e as pessoas, preza a boa educação e adota atitudes corretas no seu dia-a-dia, certamente pratica a cidadania não só nos pequenos, mas também nos grandes atos”, ressalta o promotor de Justiça Eduardo Cambi, coordenador estadual do Movimento.

Com a hashtag #cidadaniaé, ainda é possível postar vídeos, desenhos, charges, fotos e outras formas de manifestação sobre o tema da campanha. Alguns cartazes produzidos por alunos da rede pública de ensino, durante atividades realizadas pelo Instituto GRPCOM, no ano passado, também ilustram a página do projeto.

O jogador de futebol Paulo Baier, o ator paranaense Diogo Portugal e outros voluntários gravaram vídeos em apoio à campanha, em que destacam a importância da adoção de atitudes cidadãs no dia-a-dia.

Todas as manifestações podem ser conferidas no site do Movimento: paranasemcorrupcao.org.br.

Abrangência – 
Embora a campanha esteja voltada à interação nas redes sociais, diversos materiais de mídia ajudarão a divulgar a iniciativa, dentre eles: 414 mobiliários urbanos (publicidade aplicada em pontos de ônibus e de táxis); 150 busdoors (mídia plotada nos vidros dos ônibus urbanos); dois vídeos publicitários para veiculação nas redes sociais e na RPC-TV; spot para exibição em rádios; 30 painéis externos, sendo dez em Curitiba e outros 20 distribuídos em Guarapuava, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Cascavel; além de materiais para sites de jornais e de parceiros do Movimento.

A campanha foi criada pela agência Blu – Design e Comunicação, que inclusive vai moderar a campanha nas redes sociais. Já a produção e a veiculação dos materiais foram custeadas por diversos parceiros do Movimento Paraná Sem Corrupção. São eles: GRPCOM – Grupo Paranaense de Comunicação; Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio); Associação Comercial do Paraná (ACP); Sindicato das Empresas de Publicidade Externa do Paraná (Sepex-PR); Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema FIEP); Prefeitura Municipal de Curitiba; Urbanização de Curitiba (URBS); Fundação Escola do Ministério Público do Paraná (Fempar) e Associação Paranaense do Ministério Público (APMP).

O Movimento – Movimento Paraná Sem Corrupção é um projeto que visa o fortalecimento da cultura da honestidade no Paraná e a articulação da sociedade contra a corrupção. A iniciativa é coordenada pelo Ministério Público do Paraná, com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (SEED) e do Instituto GRPCOM. O Movimento surgiu há dois anos e, desde então, vem conquistando a adesão de diversos parceiros da comunidade escolar, da sociedade organizada, de empresários e de cidadãos paranaenses em geral.

Para 2014, as ações do Movimento pretendem fortalecer a formação dos jovens, estimulando discussões no campo da política, da cidadania, da democracia, do protagonismo e da participação social. Conheça a íntegra do plano de ação do Movimento para este ano.

Glossário – Tags são palavras-chave ou termos associados a uma informação. As hashtags são essas palavras antecedidas pelo símbolo cerquilha (#), ou o conhecido “jogo da velha”. Quando uma pessoa posta uma frase antecedida do #, a hashtag se torna um link dentro da rede e pode ser encontrada por mecanismos de busca. Ou seja, os usuários podem clicar nas hashtags para ter acesso a tudo o que está sendo discutido sobre aquele mesmo assunto.

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