Tribuna da Notícia :: O seu jornal na Internet!

Site do Jornal Tribuna da Notícia editado e publicado em Reserva-PR.

Richa inaugura novo prédio para escola que tinha estrutura precária

Foto: Cândido de Matos Gomes: O governador Beto Richa, junto com o vice-governador e secretário estadual da Educação, Flávio Arns, entregou na última quinta-feira (13) o novo prédio do Colégio Estadual Albano Martins, na comunidade de Pinhal Preto, em Reserva, região Central do Estado. O Governo do Paraná investiu R$ 3 milhões na nova sede, que representa uma nova realidade para os 300 alunos. O antigo prédio era uma estrutura de madeira, que não oferecia conforto e segurança para os estudantes. Agora, a escola conta com oito salas de aula, laboratórios de informática e de ciências, salas administrativas, quadra poliesportiva, refeitório e biblioteca. Todos os alunos são atendidos com transporte escolar. 
“É muito importante entregar essa nova sede do colégio, porque a realidade em que os alunos se encontravam era muito precária, era um desrespeito para a educação do Paraná”, afirmou o governador no encontro com o prefeito Luiz Carlos Vosniak, (Luizinho) alunos e professores do colégio e a comunidade de Reserva. “Esse novo prédio confere qualidade ao ensino destes jovens e demonstra o caráter humano do governo. Aqui os alunos, professores e funcionários têm segurança comodidade e conforto”, disse Richa. “A inauguração dessa escola ficará na história do nosso município”, afirmou o prefeito Vosniak. 
O governador afirmou que em todo o Estado são 13.470 alunos que começaram o ano letivo de 2014 em salas novas. Ele ressaltou que o Estado vai entregar 70 novas escolas até o final deste ano dentro do plano de obras da Secretaria da Educação, além de centenas de ampliações e reformas. “São quase três mil obras de reforma, ampliação e construção de escolas espalhadas pelo Paraná”, disse ele. Só ao longo de 2013 foram construídas e concluídas dez novas escolas, sendo que duas delas são Centros Estaduais de Educação Profissional, colégios que oferecerem cursos técnicos profissionalizantes gratuitos.
INTEGRAL – O colégio Albano Martins atende também alunos do município. O secretário estadual da Educação, Flávio Arns, disse que a escola oferece o ensino Fundamental e já está habilitada para começar o ensino Médio e, também, a extensão da Educação de Jovens e Adultos. “Além disso, o governo irá promover o ensino profissionalizante”, afirmou Arns. Ele disse que no Paraná mais de mil escolas já ofertam a educação integral, com atividades no contraturno. “Futuramente esse colégio também ofertará educação integral”, afirmou.
O prefeito Luiz Carlos  Vosniak disse que Reserva tem baixo IDH e possui grande extensão territorial. “Essas características explicam a importância da educação e a presença de uma boa escola nesta comunidade, para atender aos alunos da área rural”, afirmou o prefeito. Ele afirmou que a construção do novo prédio atendeu a antiga e importante reivindicação do município. “Todas as necessidades de Reserva são atendidas, sem exceção, pelo governo estadual”, afirmou.
A diretora do Colégio Albano Martins, Vera Lúcia Campos, contou que o novo prédio estava para ser construído desde 1998. As obras começaram em fevereiro de 2012. “Na outra estrutura os alunos corriam risco. “Pensar em educação é oferecer um espaço físico adequado, que garanta o resultado pedagógico. Segundo a diretora, além da comunidade de Pinhal Preto, a escola atende também atende a alunos das comunidades de Casagrande, Laranjal, Baixa Fundo, Marrecas, Barra Bonita, Chapadão, Terra do Pinhão e Caiçara. E também alguns de Cândido de Abreu.
NA REGIÃO – Na região Centro-Sul, além de Reserva, outros dois municípios também contam com novas edificações para escolas estaduais, Prudentópolis e Imbaú. Os três novos colégios somam R$ 9 milhões em investimentos, 34 novas salas de aula e mais de 3 mil vagas na rede estadual de ensino.
Em Imbaú, a construção do novo prédio para a Escola Estadual Maria das Graças Cavalcanti Di Mário também trouxe mais espaço para os alunos. A escola tem 12 salas de aula, laboratórios, quadra poliesportiva, refeitório e biblioteca. As duas novas sedes eram aguardadas há anos pelas comunidades que vivem perto das escolas.
A novo prédio do Colégio Estadual José Orestes Preima, em Prudentópolis, era aguardado a mais de uma década. A nova sede tem capacidade para atender mais de mil alunos da rede estadual, moradores da Linha Esperança e outras comunidades rurais do município. Instalado em terreno de nove mil metros quadrados, a sede tem cerca de três mil metros de área construída e conta com 14 salas de aula. Além disso, o prédio tem biblioteca, sala de informática, laboratórios, refeitório e quadra poliesportiva. A capacidade total será de 570 alunos por turno. Somados manhã, tarde e noite, são mais de 1.500 vagas.
“Com mais espaço os alunos e professores terão mais tranquilidade e qualidade para desenvolverem as atividades”, afirmou o chefe do Núcleo Regional de Educação de Irati, Cleto Antonio Castagnoli. O prédio é também dotado de acessibilidade para pessoas com deficiência física e visual, com rampas, elevador e piso tátil.
Participaram da inauguração da nova escola o deputado federal Sandro Alex e deputados estaduais Artagão de Matos Leão Junior, Alexandre Curi, Evandro Júnior e Plauto Miró, a presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais, prefeita de Tibagi, Ângela Mercer. Matéria: Agência Estadual de Notícias do Paraná.
RESERVA – Governador Beto Richa inaugura o novo prédio do Colégio Estadual Albano Guimarães Martins. Reserva, 13-02-14. Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *