Tribuna da Notícia :: O seu jornal na Internet!

Site do Jornal Tribuna da Notícia editado e publicado em Reserva-PR.

CURITIBA: SRTE/PR participa de eventos sobre Segurança e Saúde no Trabalho

Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Internacional em Memória às Vitimas em Acidentes de Trabalho reúne população e diversos representantes de entidades e órgãos públicos em Curitiba”.

O Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Internacional em Memória às Vitimas em Acidentes de Trabalho foi marcado por ações, reivindicações e homenagens diversificadas em Curitiba, na última segunda-feira (28) e terça-feira (29). A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Paraná (SRTE/PR) e demais órgãos e entidades integrantes do Fórum do Meio Ambiente do Trabalho do Estado do Paraná (FPMAT) compareceram aos eventos alusivos à data, e assim reafirmaram o compromisso que busca melhorias nos ambientes de trabalho. A programação aconteceu em locais distintos e contou com participação significativa da população e dos representantes das entidades relacionadas.

 

A equipe da SRTE/PR colaborou com a programação que contou com plantão de dúvidas durante toda a segunda-feira (28). O superintendente do Trabalho e Emprego, Neivo Beraldin, também esteve presente nas ações ocorridas na Boca Maldita, em que a população buscou informações sobre segurança e saúde no trabalho. 

 

“Orientação de modo geral já é um caminho de conscientização sobre o tema que recai diariamente na vida dos trabalhadores. Temos que incentivar atuações que preservem os direitos trabalhistas, ajudando a diminuir os índices de doenças e acidentes de trabalho”, salientou Neivo Beraldin.

 

Na programação, dois seminários debateram temas pertinentes, sendo eles: Seminário Dia Segurança e Saúde e Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho, na segunda-feira (28) e I Seminário Municipal em Saúde do Trabalhador, na terça-feira  (29).

 

Estatísticas – A cada 15 segundos um trabalhador morre de acidente ou doença do trabalho, ou seja, a cada 15 segundos 160 trabalhadores têm um acidente de trabalho. No Brasil, as estatísticas oficiais do Ministério da Previdência mostram que em 2011 foram registrados 711 mil casos de acidentes de trabalho, com 2.884 mortes e 14.811 casos de trabalhadores que sofreram incapacidade permanente.

 

Cenário  Estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontam que ocorrem anualmente no mundo cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho e 160 milhões de casos de doenças ocupacionais. As ocorrências chegam a comprometer 4% do PIB mundial.Dos trabalhadores mortos, 22 mil são crianças, vítimas do trabalho infantil.

No Brasil são gastos bilhões anualmente com recursos públicos direcionados aos acidentes e doenças do trabalho. Só em 2011, estima-se que o País gastou mais de  R$ 70 bilhões com assistência médica, benefícios por incapacidade temporária ou permanente, e pensões por morte de trabalhadores vítimas das más condições de trabalho.

Assessoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *