Tribuna da Notícia :: O seu jornal na Internet!

Site do Jornal Tribuna da Notícia editado e publicado em Reserva-PR.

Crédito caro pode aumentar inadimplência após vendas do Dia das Mães

cartoes-creditoApesar das vendas realizadas na semana do Dia das Mães terem obtido um crescimento de 2,9%, em relação ao mesmo período em 2013, segundo dados da Serasa Experian, o resultado foi considerado fraco pelos comerciantes. De acordo com a consultoria, o principal motivo para o desempenho aquém do desejado foi o crédito elevado, que pode gerar um aumento da inadimplência do consumidor.

Para efeito de comparação, em 2013 as vendas do comércio durante o Dia das Mães alcançaram um aumento de 5,3%, em relação à 2012. O crédito alto e a aceleração da inflação impactaram negativamente no resultado desse ano, e deixou os consumidores mais cautelosos na hora de escolher o presente para as mães.

Já com o pressentimento de vendas ruins, algumas lojas adotaram a estratégia de estender o horário de funcionamento em algumas cidades do Paraná, o que ajudou a alavancar as vendas. Vale lembrar que o período de Dia das Mães é considerado um dos mais importantes do ano para o comércio em geral.

Apesar do crédito elevado, uma das formas preferidas de pagamento dos presentes foi o cartão de crédito. No entanto, o uso desse modelo de compras deve ser tratado com cuidado pelo consumidor, já que o Brasil possui uma das maiores taxas de juros e de anuidade de cartões de crédito do mundo. Por isso, o consumidor deve estar atento para não cair da inadimplência.

Segundo o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), o cartão de crédito é apontado pelo consumidor brasileiro como o principal meio de pagamento que o levou ao calote, ou seja, a virar inadimplente.

O consumidor também deve ficar atento quanto ao modelo de cartão que possui ou necessita, já que os valores de juros e anuidade podem ser diferenciados de acordo com o escolhido – nessa página do ibicard é possível comparar as taxas dos diferentes tipos, listados abaixo.

Os mais caros costumam ser os cartões platinum, que em contrapartida são aceitos no Brasil e no exterior e são disponibilizados apenas para clientes com gastos elevados.

Já os cartões Gold são recomendados, principalmente, para quem vai realizar compras no exterior. Eles possuem limites e anuidades um pouco mais elevados que os comuns, mas oferecem um serviço maior de comodidade para o cliente, que pode usá-lo em qualquer lugar. Ele pode ser fornecido pelo seu banco de acordo com a sua renda.

Além desses, os cartões internacionais também são uma opção para quem vai realizar transações simples fora do Brasil. É possível efetuar saques e movimentar sua conta, mesmo que esteja no exterior. A cobrança de juros é menor que a dos cartões Platinum e Gold.

Quem não precisa viajar para fora e quer pagar menos juros e taxas de anuidade pode ter um cartão nacional, que podem possuir benefícios a preços baixos.

Algumas lojas também oferecem cartões de crédito, geralmente atrelados à promoções, descontos e vantagens em compras no estabelecimento ou site.

De qualquer forma, é importante que o consumidor fique atento à todas as condições e taxas que o seu cartão de crédito oferece. Vale tudo para não cair na inadimplência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *