Tribuna da Notícia :: O seu jornal na Internet!

Site do Jornal Tribuna da Notícia editado e publicado em Reserva-PR.

Telêmaco Borba Digital completa um ano neste domingo

telemaco-borba-pr-rede-cidade-digital

Projeto de Cidade Digital do município aprimora os serviços públicos e fornece internet rápida de graça ao cidadão

Neste domingo (14), a população de Telêmaco Borba tem muito o que comemorar. Há um ano era implantado o projeto de Cidade Digital do município e, desde então, a base tecnológica criada vem sendo utilizada para o desenvolvimento de ações que visam à melhoria de vários eixos do setor público. O primeiro passo foi a interligação dos prédios públicos e fomento à inclusão digital.

É justamente na conectividade o diferencial do Telêmaco Borba Digital. O sinal de internet gratuito atinge toda área urbana e povoados mais afastados do perímetro através de 21 pontos de distribuição Wi-Fi, além da cobertura residencial que conta atualmente com 500 residências acessando o sistema. São mais de 30 mil acessos/mês, onde o Executivo disponibiliza entre 20 a 30 MB de banda para atender uma média de mil acessos diários, sem limite para cada usuário. “A cada 20 mil acessos incorporamos mais banda no sistema. Isso garante que todos recebam o necessário com qualidade”, observou o secretário de Administração, Irineu Gobo.

A moradora do Jardim Bandeirantes, Lucimara dos Santos, aprova a iniciativa que, segundo ela, vem auxiliando nos estudos de toda a família. “Uso a internet para estudar, acessar notícias e me aprofundar no meu trabalho. Os meus filhos usam para estudar e jogar. A minha filhinha tem seis anos e aprendeu muito com o computador. A minha internet, no meu ponto de vista, é excelente. Consigo acessar rapidinho”, avalia ela.

A evolução na Educação é sentida também pelo secretário da pasta, Celso Augusto Souza de Oliveira. Segundo ele, o município atingiu as metas do Ideb para 2017 neste ano. “Percebemos que após a implantação do Telêmaco Borba Digital as crianças da rede municipal passaram a ter mais oportunidade de pesquisa e isso refletiu nos trabalhos dentro de sala de aula, inclusive o Ideb nosso de 2017 já foi atingido neste ano e acreditamos que parte disso se deve também a essa tecnologia acessível. Com relação à Universidade Aberta do Brasil, nós temos um pólo de ensino à distância e muitos dos alunos nem freqüentam a sede porque tem também acesso ao Telêmaco Borba Digital em suas casas. Isso acaba refletindo na qualidade do ensino”, frisou.

Na avaliação do secretário de Administração, Irineu Gobo, o município tem cumprido o papel de promover a inclusão digital, conforme determinam as diretrizes e leis municipais. “É um ano de sucesso. Nós imaginávamos que seriam muitas as dificuldades, mas isso não aconteceu. A meta agora é ampliar os meios de participação do cidadão na administração pública”, destacou Gobo.

O secretário adianta que em 2015 o programa entra numa terceira etapa, que inclui a implantação de sistemas para que o morador possa agendar consultas e fazer matrículas pela internet, por exemplo. Outras ferramentas, ressalta ele, estão em fase de licitação para contratação no próximo ano, entre elas um sistema de gestão que integrará diversos programas para controles internos, de contabilidade, compras, protocolos, entre outros, garantindo maior transparência às ações do Executivo.

Um sistema de licitação também irá aumentar a relação da prefeitura com as empresas interessadas em serem fornecedoras do município. “O projeto Telêmaco Borba Digital é um anseio toda a população. Estamos disponibilizando e levando o mundo do conhecimento aos nossos munícipes, fazendo com que eles tenham acesso ao mundo digital e melhorando, assim, a sua qualidade de vida e interagindo mais com o poder público da nossa cidade”, afirma o prefeito Luiz Carlos Gibson.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *