Tibagi prepara grande estrutura para receber foliões no Carnaval
A dois dias do início do 105º Carnaval de Tibagi, que acontece de 13 a 17 de fevereiro na Praça Edmundo Mercer, a movimentação é intensa nos espaços que começam a receber toda estrutura da festa. Mais de 150 pessoas dão suporte direto na montagem e organização do evento, além de outras dezenas de profissionais que devem somar durante os dias do festejo.
O centro da festa já recebe a montagem de tendas e demais coberturas, além de palcos para as bandas. “Enquanto isso, são afinados os detalhes e estratégias de trabalho das equipes de seguranças, policiamento, socorristas, saúde, alimentação, limpeza e demais serviços de apoio”, relata o gerente de Cultura, Peter Allan de Oliveira. “Há uma união de todas as secretarias municipais, além de outros órgãos estatais e privados que se reúnem para prestar o melhor atendimento aos foliões, turistas e tibagianos”, pondera.
São mais de dois mil metros quadrados de área coberta, três palcos temáticos e praça de alimentação.
Seguranças
Além da parte estrutural, uma equipe terceirizada de 80 profissionais vai atuar para garantir a segurança dos foliões. O Comando Regional de Polícia Militar do Paraná estará presente nos cinco dias de evento com um grande efetivo de policiais, e a Polícia Rodoviária vai realizar blitz nas entradas da cidade e nas vias de maior movimento. “Já realizamos reuniões para definir a segurança da festa, garantindo aos foliões a diversão sem maiores problemas”, enfatiza o Chefe de Gabinete, Orlando Gomes Pedroso Júnior.
Garrafas
A prefeita de Tibagi, Angela Mercer de Mello, assinou decreto municipal proibindo a entrega de garrafas de vidro para consumidores de bebidas durante o Carnaval 2015. A medida já foi implantada nos últimos anos considerando a necessidade de garantir a segurança ao público nas praças e ruas próximas aos bailes. De acordo com o decreto, os estabelecimentos comerciais devem se adequar à comercialização em copos plásticos ou latas de alumínio.
A Comissão de Segurança também solicitou a proibição de fogos de artifício durante os dias de festa, como forma também de respaldar o trabalho dos profissionais de segurança. Outro decreto proíbe a utilização de fogos de artifício, serpentinas de metal ou similares.
Saúde
Durante todo o evento, estará de prontidão uma equipe de brigadistas e a Defesa Civil, além de 22 socorristas por noite, com apoio e suporte do Hospital Luiza Borba Carneiro e da Secretaria de Saúde, todos aptos a realizar o primeiro atendimento em casos emergenciais. “Os profissionais que atuam no pronto atendimento à saúde são figuras prioritárias no carnaval da cidade”, ressalta o secretário de Saúde, Jorge Cardoso.
Tibagi também adere à campanha do Ministério da Saúde e juntamente com a 21ª Regional de Saúde realizará orientação sobre as doenças sexualmente transmissíveis e AIDS, com distribuição de folder e preservativo masculino e feminino, durante as cinco noites de carnaval.
Carnaval em números
A Comissão Organizadora do Carnaval fez um balanço e levantou dados numéricos interessantes sobre o festejo tibagiano. Números que ultrapassam os 100 anos de história numa comemoração que já elegeu mais de 70 rainhas e reis momos e 140 princesas.
Ao longo dos últimos dez anos, mais de 600 mil foliões passaram pela cidade, triplicando a cada ano a população local de quase 20 mil habitantes. Nas últimas edições foram cerca de R$ 2,5 milhões movimentando a economia local em hotéis, pousadas, mercados, postos de gasolina e pontos turísticos.
Estrutura
Uma festa consagrada como o Carnaval de Tibagi depende de uma estrutura cada vez maior e adequada. Para atender a demanda elétrica necessária, são quase cinco quilômetros de fiação para fazer a ligação de todos os serviços ofertados, além de uma potência que ultrapassa os 40 mil watts de energia.
Desfile
– Mais de 500 fantasias e alegorias por enredo
– 8 mil passistas nos desfiles de rua nos últimos dez anos
– 650 pares de baquetas usadas nos ensaios e apresentações das escolas de samba em 2014
– Mais de 200 ritmistas nas baterias de escolas de samba em 2014
– 955 metros de percurso no desfile das Escolas de Samba
– Mais de 200 grupos participantes do Desfile do Corso nos últimos dez anos