Tribuna da Notícia :: O seu jornal na Internet!

Site do Jornal Tribuna da Notícia editado e publicado em Reserva-PR.

Tibagi prepara grande estrutura para receber foliões no Carnaval

tibagi-pr-carnaval-preparativos-2015

A dois dias do início do 105º Carnaval de Tibagi, que acontece de 13 a 17 de fevereiro na Praça Edmundo Mercer, a movimentação é intensa nos espaços que começam a receber toda estrutura da festa. Mais de 150 pessoas dão suporte direto na montagem e organização do evento, além de outras dezenas de profissionais que devem somar durante os dias do festejo.

O centro da festa já recebe a montagem de tendas e demais coberturas, além de palcos para as bandas. “Enquanto isso, são afinados os detalhes e estratégias de trabalho das equipes de seguranças, policiamento, socorristas, saúde, alimentação, limpeza e demais serviços de apoio”, relata o gerente de Cultura, Peter Allan de Oliveira. “Há uma união de todas as secretarias municipais, além de outros órgãos estatais e privados que se reúnem para prestar o melhor atendimento aos foliões, turistas e tibagianos”, pondera.

São mais de dois mil metros quadrados de área coberta, três palcos temáticos e praça de alimentação.

Seguranças

Além da parte estrutural, uma equipe terceirizada de 80 profissionais vai atuar para garantir a segurança dos foliões. O Comando Regional de Polícia Militar do Paraná estará presente nos cinco dias de evento com um grande efetivo de policiais, e a Polícia Rodoviária vai realizar blitz nas entradas da cidade e nas vias de maior movimento. “Já realizamos reuniões para definir a segurança da festa, garantindo aos foliões a diversão sem maiores problemas”, enfatiza o Chefe de Gabinete, Orlando Gomes Pedroso Júnior.

Garrafas

A prefeita de Tibagi, Angela Mercer de Mello, assinou decreto municipal proibindo a entrega de garrafas de vidro para consumidores de bebidas durante o Carnaval 2015. A medida já foi implantada nos últimos anos considerando a necessidade de garantir a segurança ao público nas praças e ruas próximas aos bailes. De acordo com o decreto, os estabelecimentos comerciais devem se adequar à comercialização em copos plásticos ou latas de alumínio.

A Comissão de Segurança também solicitou a proibição de fogos de artifício durante os dias de festa, como forma também de respaldar o trabalho dos profissionais de segurança. Outro decreto proíbe a utilização de fogos de artifício, serpentinas de metal ou similares.

Saúde

Durante todo o evento, estará de prontidão uma equipe de brigadistas e a Defesa Civil, além de 22 socorristas por noite, com apoio e suporte do Hospital Luiza Borba Carneiro e da Secretaria de Saúde, todos aptos a realizar o primeiro atendimento em casos emergenciais. “Os profissionais que atuam no pronto atendimento à saúde são figuras prioritárias no carnaval da cidade”, ressalta o secretário de Saúde, Jorge Cardoso.

Tibagi também adere à campanha do Ministério da Saúde e juntamente com a 21ª Regional de Saúde realizará orientação sobre as doenças sexualmente transmissíveis e AIDS, com distribuição de folder e preservativo masculino e feminino, durante as cinco noites de carnaval.

Carnaval em números

A Comissão Organizadora do Carnaval fez um balanço e levantou dados numéricos interessantes sobre o festejo tibagiano. Números que ultrapassam os 100 anos de história numa comemoração que já elegeu mais de 70 rainhas e reis momos e 140 princesas.

Ao longo dos últimos dez anos, mais de 600 mil foliões passaram pela cidade, triplicando a cada ano a população local de quase 20 mil habitantes. Nas últimas edições foram cerca de R$ 2,5 milhões movimentando a economia local em hotéis, pousadas, mercados, postos de gasolina e pontos turísticos.

Estrutura

Uma festa consagrada como o Carnaval de Tibagi depende de uma estrutura cada vez maior e adequada. Para atender a demanda elétrica necessária, são quase cinco quilômetros de fiação para fazer a ligação de todos os serviços ofertados, além de uma potência que ultrapassa os 40 mil watts de energia.

Desfile

– Mais de 500 fantasias e alegorias por enredo

– 8 mil passistas nos desfiles de rua nos últimos dez anos

– 650 pares de baquetas usadas nos ensaios e apresentações das escolas de samba em 2014

– Mais de 200 ritmistas nas baterias de escolas de samba em 2014

– 955 metros de percurso no desfile das Escolas de Samba

– Mais de 200 grupos participantes do Desfile do Corso nos últimos dez anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *