Tribuna da Notícia :: O seu jornal na Internet!

Site do Jornal Tribuna da Notícia editado e publicado em Reserva-PR.

Encontro da Klabin com prefeitos destaca o desenvolvimento regional sustentável

campos-gerais-amcg-klabin-regiao-reuniao-070416Evento reuniu prefeitos, vereadores e líderes regionais  

Telêmaco Borba, 7 de abril de 2016 – A Klabin realizou nesta quinta-feira, 7 de abril, o encontro “Perspectivas para o Desenvolvimento Regional Sustentável”, em Telêmaco Borba (PR), no Harmonia Clube. O evento reuniu prefeitos e presidentes de Câmaras de Vereadores de 13 municípios, além de líderes da região e executivos da empresa.

 O objetivo do evento foi apresentar aos representantes dos municípios o trabalho elaborado pela consultoria Interação Urbana, contratada pela Klabin, para elencar as diretrizes para o desenvolvimento regional, salientando as oportunidades surgidas a partir da Unidade Puma, nova fábrica de celulose da companhia em Ortigueira, que iniciou suas operações recentemente. Também foi realizada uma apresentação sobre o Projeto de “Resíduos Sólidos”, promovido pela Klabin em parceria com sete municípios integrantes do Consórcio Caminhos do Tibagi.

O diretor de Projetos e Tecnologia Industrial, Francisco Razzolini, fez uma apresentação sobre o momento atual da empresa, Unidade Puma e as perspectivas de futuro na região. Também participaram do evento Sadi Carlos de Oliveira, diretor Industrial de Celulose, e José Totti, diretor Florestal. O arquiteto urbanista João Paulo Ribeiro Santana, chefe Regional do Paraná Cidade em Ponta Grossa, abordou os desafios urbanísticos em busca de cidades sustentáveis na região dos Campos Gerais.

Desenvolvimento Regional – Focado nos 12 municípios que dividirão o ICMS incremental gerado pela nova fábrica da Klabin e mais dois por questões geográficas (descritos abaixo), o trabalho de Diretrizes de Desenvolvimento Regional contemplou um amplo mapeamento, com visão estratégica, a partir de um diagnóstico técnico regional. O estudo identificou as necessidades e oportunidades dos municípios em diversas áreas, como educação, saúde, segurança, infraestrutura e gestão. “A Unidade Puma abre oportunidades aos municípios que estão em sua área de influência para que se enxerguem como um território único e estruturem projetos e ações integradas para buscar soluções para seus desafios”, destacou Uilson Paiva, gerente de Relações com a Comunidade da Klabin.

 Já o projeto de Resíduos Sólidos fez o mapeamento em sete municípios (listados abaixo) de todos os aspectos envolvendo a coleta de lixo, para adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010). Como resultado, foi produzido o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos que apontou as necessidades de cada município. A Klabin participará dessas implantações e melhorias por meio da compra de equipamentos (esteiras, paleteiras com balança, elevador de fardos, carrinhos de rejeito), reforma ou adequação de prédios, educação ambiental, projeto de aterro sanitário, dentre outros investimentos.

 Durante o evento, a Klabin apresentou os três caminhões que serão entregues aos municípios de Ortigueira, Imbaú e Tamarana, para utilização na coleta seletiva de resíduos. “A destinação correta de resíduos é um problema nacional muito presente aqui na região, por isso está sendo tratada entre os municípios consorciados por meio de um sistema sustentável, começando pela separação correta do lixo na casa das pessoas, passando pelo sistema público de coleta e chegando até o tratamento adequado dos resíduos”, afirma o gerente de Meio Ambiente da Klabin, Julio Nogueira. O projeto de Resíduos Sólidos faz parte do Plano de Ação Socioambiental da Unidade Puma, que reúne os investimentos sociais da Klabin a partir do financiamento do BNDES.

12 municípios contemplados no Projeto “Diretrizes do Desenvolvimento Regional”:

1.       Ortigueira

2.       Cândido de Abreu

3.       Congonhinhas

4.       Curiúva

5.       Figueira

6.       Imbaú

7.       Reserva

8.       Rio Branco do Ivaí

9.       Rosário do Ivaí

10.   São Jerônimo da Serra

11.   Sapopema

12.   Telêmaco Borba

13.   Tibagi

14.   Ventania

Sete municípios contemplados no Projeto de “Resíduos Sólidos”:

1.       Telêmaco Borba

2.       Ortigueira

3.       Imbaú

4.       Tibagi

5.       Reserva

6.       Ventania

7.       Tamarana

Sobre a Klabin

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, é líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e madeira em toras. Fundada em 1899, possui 15 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Está organizada em quatro unidades de negócios: Florestal, Celulose, Papéis (papel cartão, papel kraft e reciclados) e Embalagens (papelão ondulado e sacos industriais).

 

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *