Tribuna da Notícia :: O seu jornal na Internet!

Site do Jornal Tribuna da Notícia editado e publicado em Reserva-PR.

Pedagogia: a profissão que vai muito além da sala de aula

Quando pensamos em um profissional de Pedagogia, logo vem à mente um professor em sala de aula. Mas, ser pedagogo vai muito além dos quadros negros. Atualmente, o pedagogo, além de atuar como professor da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, também é requisitado em diversas outras áreas, como educação especial, gestão escolar, pedagogia empresarial, pedagogia hospitalar, tutoria, alfabetização de jovens e adultos, educação profissional, eventos, brinquedotecas, editoras e pesquisa.

A taxa de empregabilidade para este profissional no Brasil é alta. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), mais de 94% dos pedagogos estão empregados. Existem também excelentes oportunidades em concursos públicos. Somente no ano de 2019 foram abertas mais de 4.800 vagas para trabalhar no setor público.

Na educação a distância da Unicesumar, dentre os mais de 50 cursos oferecidos pela instituição, Pedagogia é a graduação com maior número de alunos, representando 11% da base total de estudantes. Márcia Previato, coordenadora do curso de Pedagogia na EAD Unicesumar, conta que a graduação na instituição é reconhecida e consolidada pela qualidade. “Trabalhamos sempre com a premissa teórica e prática, de forma que nossos alunos tenham formação integral, com ética e compromisso, cientes de suas responsabilidades profissionais”, afirma a coordenadora.

Mesmo o mercado de trabalho estando aquecido para o pedagogo, é necessária boa formação para se destacar no âmbito profissional, segundo Márcia. “Qualquer o profissional precisa estar qualificado para ter sucesso em sua profissão, todavia, os pedagogos são os principais responsáveis pela formação de todas as outras profissões. É o profissional especialista em educação, e cabe a ele a função de produzir e difundir conhecimentos no campo educacional. Por isso, é necessário estar em constante atualização para poder exercer com excelência a profissão, compreendendo a educação como fenômeno social, cultural e psíquico.”

Para além de apresentar as possibilidades de atuação do pedagogo, a Unicesumar gostaria, ainda, de felicitar e parabenizar todos(as) os(as) professores(as) da cidade de Reserva pelo dia do Professor. Parabéns aos nossos(as) verdadeiros heróis!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *