Tribuna da Notícia :: O seu jornal na Internet!

Site do Jornal Tribuna da Notícia editado e publicado em Reserva-PR.

O contínuo desenvolvimento do setor imobiliário de Ponta Grossa

O mercado imobiliário de Ponta Grossa apresenta franca recuperação e ascensão

Depois de alguns anos atravessando uma dura e complexa crise financeira, a economia começa timidamente a apresentar alguns sinais de recuperação. Nesse sentido, o mercado de imóveis em Ponta Grossa é um dos que têm apresentados sinais mais positivos e otimistas, não apenas regionalmente, mas também a nível nacional.

Segundo informações divulgadas pelo Sindicato de Habitação e Condomínios (SECOVI), a oferta de imóveis à venda aumentou aproximadamente 10,3% na cidade. Por outro lado, a locação apresentou uma elevação de cerca de 3,9%, ambos os casos comparados com o ano anterior.

O crescimento do mercado imobiliário na cidade de Ponta Grossa

No que se refere aos valores dos imóveis à venda, os maiores aumentos foram observados nos imóveis comerciais. De fato, para se ter uma noção, os preços das vendas cresceram 7,4% e os valores das locações subiram 7,18%.

Por outro lado, quanto às unidades residenciais, as oscilações de preços foram menores do que a inflação oficial, cuja medição se dá por meio do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Ao contrário do IPCA que encerrou o ano de 2019 em 4,31%, os imóveis residenciais para venda sofreram um aumento de 3,4% e os valores para locação subiram 1,8%.

Diante de um cenário como esse, isso equivale a indicadores bastante positivos pois demonstra uma clara retomada de crescimento econômico. Durante os últimos anos, o mercado ficou bem estagnado, com ofertas apenas 1% maiores ou até menos. Atualmente, essas ofertas chegam a ser 10% maiores.

Essa ampliação da oferta de vendas se dá por conta da explosão de investimentos na construção de novos empreendimentos. Nesses últimos anos que se passaram, ocorreu uma entrega volumosa de unidades de apartamentos, além de diversos lotes disponibilizados para vendas e tornando-se devidamente regularizados, o que impacta consideravelmente esse contingente. Está se falando aqui de prédios e loteamentos com muitas unidades à venda.

De modo geral, as vendas ganharam um aumento de 5%, enquanto que as locações tiveram um aumento entre 7% e 8%. A melhora notada no mercado imobiliário de Ponta Grossa se situa sobretudo no grau de confiança do consumidor, que voltou a fazer investimentos nesse segmento.

A tendência para esse ano de 2020 é que o desempenho do mercado imobiliário seja ainda maior, algo em torno de 10%, tanto em termos de vendas, quanto no que toca às intermediações de locações.

Um dos fatores elencados para explicar a volta do crescimento da economia e, consequentemente, o aquecimento do mercado imobiliário, está na redução de juros. A Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira, começou o ano em 6,5% e foi sendo reduzida até atingir a marca de 4,5%.

Disso em diante, os juros para crédito e financiamentos imobiliários foi caindo e aumentando sua diversidade. As diferentes instituições financeiras passaram a apostar mais pesado em taxas menores e prazos mais longos para angariar um número maior de clientes.

A redução nas taxas de juros é algo bastante positivo para o mercado imobiliário, que depende significativamente de crédito e otimismo. Há inclusive bancos financiando uma porcentagem maior do valor do imóvel, dado que o consumidor brasileiro não tem um perfil muito poupador e, dessa forma, dar uma entrada de cerca de 20% traz dificuldades na hora da transação.

Outro grande fator de atração para a cidade de Ponta Grossa está em seu robusto potencial industrial. O número de indústrias presentes na cidade é bem grande e, por conta de seu desenvolvimento e crescimento, a tendência é que cada vez mais indústrias se instalem na cidade.

Por conseguinte, esse potencial industrial acaba estimulando outros tipos de estabelecimentos a se instalar. Consequentemente, as pessoas enxergam na cidade uma oportunidade de ter uma vida com maior qualidade.

O perfil dos compradores de imóveis em Ponta Grossa

Entre os diferentes perfis de compradores de imóveis na cidade de Ponta Grossa, o que tem se observado é uma elevação da quantidade de compradores entre a classe B (média/média alta). Grupos de pessoas como profissionais liberais, autônomos, executivos e assim por diante, tem chegado à cidade de Ponta Grossa pois veem nela uma qualidade de vida que não é observada em cidades maiores e grandes centros, por exemplo.

A princípio, esse tipo de público aluga imóveis, o que ajuda a trazer rentabilidade para os investimentos e, a partir de um segundo momento, normalmente o segundo ano em que estão morando na cidade, começam a fixar residência e procurar casas à venda em Ponta Grossa.

Vale sempre lembrar que a cidade em questão tem recebido um grande aporte de investimentos nos últimos anos, o que tem auxiliado para que haja um aumento da renda per capita. Além disso, diversas empresas da iniciativa privada e o poder público tem investido mais em Ponta Grossa.

Em termos internos, ou seja, dos bairros que mais se desenvolveram nesses últimos tempos estão os bairros de Contorno, Uvaranas e Jardim Carvalho, por conta de diferentes razões cada um. No quesito loteamentos, observou-se uma explosão de opções na Siqueira Campos. Muitas chácaras tiveram uma redução nos preços, o que atraiu investimentos.

Em geral, o valor dos imóveis varia de acordo com a região da cidade. Aliás, essa oscilação gira em torno de 5%, envolvendo tanto a locação quanto a venda, sofrendo variações de em consonância com o bairro, sem falar em situações diferenciadas como a idade construtiva, o estado de conservação e também o tamanho do imóvel.

Ponta Grossa vive um momento de inegável transformação em seu cenário urbano. Além das já citadas indústrias, novos tipos de empreendimentos renovaram a cara da cidade, que sempre foi famosa por seu sucesso no ramo do agronegócio. Sua economia é uma das que mais crescem no território nacional e, dessa forma, investir em imóveis na cidade é um excelente negócio.

Agora você sabe e entende como tem se dado o contínuo desenvolvimento do setor imobiliário de Ponta Grossa e da cidade como um todo. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *