Tribuna da Notícia :: O seu jornal na Internet!

Site do Jornal Tribuna da Notícia editado e publicado em Reserva-PR.

Terapias ou Práticas Alternativas e Complementares no tratamentos de Saúde

Terapias ou Práticas Alternativas e Complementares, são tratamentos que utilizam recursos naturais, para o tratamento de doenças crônicas, hipertensão, depressão, doenças respiratórias, entre outras. É importante evidenciar que é um tratamento complementar ao indicado pelo médico, ou seja, o paciente poderá continuar fazendo uso do medicamento controlado prescrito por especialista.

As terapias complementares melhoram a qualidade de vida da pessoa, amenizando consideravelmente dores físicas, ansiedades, crises respiratórias, alergias, amenizando inclusive sintomas provocados por tratamentos de quimioterapia e radioterapia, sendo indicado uso de homeopatias, por exemplo, logo após estes procedimentos, sem risco de alterar os efeitos do tratamento para o câncer.

No município de Reserva – PR podemos contar com homeopatias, Auriculoterapia, Cromoterapia, Banhos de Imersão, Aromaterapia, Massagem Shiatsu, Ventosaterapia, Massagem de liberação miofascial. Homeopatias –  é um tipo de terapia de tratamento liberada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma medicina alternativa e complementar, para quase todos os tipos de doenças físicas e psicológicas.

Após a consulta são prescritas fórmulas naturais preparadas em gotas, tabletes, glóbulos, pomadas e até xaropes. Auriculoterapia – ou acupuntura auricular – realizada na orelha, sem utilização de agulhas, é realizado um estímulo nos pontos da orelha e aplicado, conforme necessidade, sementes de mostarda ou esferas, devidamente esterilizadas.

O mapa auricular permite realizar o tratamento do corpo inteiro, através dos pontos da orelha. Cromoterapia – banho de luz, utiliza-se uma lanterna específica ou ainda a pessoa deita-se em uma maca, com proteção visual, recebe estímulos corporais de luz, sendo as cores e tempo em acordo com indicação da anamnese.

Também se pode realizar a cromoterapia através de banhos. Trata problemas de insônia, distúrbios do sono, problemas emocionais, estresse, alcoolismo, problemas estomacais, tireoide, problemas cardíacos, pressão baixa, entre outros. Banhos de Imersão Terapêuticos – Conhecida e usada durante muito tempo para combater o estresse e a ansiedade, a imersão prolongada num banho quentinho é capaz de atuar sobre o bem-estar geral do organismo, evidenciando que na banheira podem ser utilizados óleos essenciais e você ainda poderá desfrutar dos benefícios da aromaterapia. Aromaterapia – ajudar a combater insônia, estresse, ansiedade, dor, depressão, entre outras doenças e desconfortos.

Além dos efeitos dos óleos essenciais na mente humana, há os efeitos fisiológicos advindos de suas propriedades bactericidas, antifúngicas e antivirais. São óleos essenciais que podem ser utilizados em banho de imersão ou com nebulizadores específicos. Shiatsu – massagem – técnica que utiliza os pontos de pressão da acupuntura, muito eficaz e serve para combater o estresse físico, melhorar a postura corporal, elimina toxinas aumenta circulação sanguínea, produzindo um relaxamento profundo do corpo. Ventosaterapia – é a aplicação de ventosas, que pressionam os pontos da acupuntura, atua com maior precisão na eliminação de toxinas, inchaços e celulites aumentando a produção de líquido sinovial nas articulações.

Massagem de liberação miofascial – massagem realizada em qualquer área corporal, utilizando pontos gatilho, aumenta a mobilidade do músculo, modifica a distribuição da massa muscular, alivia dores, previne lesões e aumenta o fluxo sanguíneo na área tratada. Todas as modalidades de tratamento mencionadas neste artigo são oferecidas pela profissional Mary Letícia, que além da formação em Psicologia também é Terapeuta Holística pela Abrath. Agende seu atendimento (42) 98435-5093.

Mary Leticia Setti Macedo Rosa   Terapeuta Homeopata e Terapeuta Holística – CRTH – BR-4965

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *