Tribuna da Notícia :: O seu jornal na Internet!

Site do Jornal Tribuna da Notícia editado e publicado em Reserva-PR.

CHUVAS FAVORECEM CULTURA DA SOJA

As chuvas que caíram na última semana de Novembro no nosso município, favoreceram a cultura da soja que se encontra na fase vegetativa e que vinha sofrendo com os poucos volumes de água e a mal distribuição das chuvas que vinham ocorrendo no decorrer desse segundo semestre do ano. Os volumes pluviométricos marcaram entre 40 a 100 milímetros dependendo a região diminuindo o stress das plantas, embora o déficit de água no solo continua abaixo do desejável.

Os plantios esse ano ocorreram de forma mais tardia, devido a falta de umidade no solo e aqueles produtores que efetuaram o plantio mais cedo, o stand da cultura ficou um pouco abaixo do recomendado. Porém se as chuvas persistirem a tendência de recuperação das plantas dessa cultura e muito grande, pois a soja e uma das culturas mais resistente dentro da linha dos cereais.

A influência do fenômeno La Nina (esfriamento das águas do Pacífico) continua na maioria dos estados do Centro Sul, com mais intensidade no Oeste e Norte do Paraná, com chuvas irregulares, porem a previsão para a semana do dia 14 até o dia 18 de dezembro e uma aproximação de uma nova frente fria acompanhado de chuvas que poderão atingir todo o Estado do Paraná.  Tem um previsão que nos preocupa para todo o mês de Janeiro, com chuvas bem abaixo na média para toda a região Sul do Brasil.  Vamos torcer para que o sistema de pressão altere no decorrer do mês, no oceano Atlântico, formando condições de volumes maiores para nossa região.

O Mercado recuou um pouco nesse mês de dezembro devido ao recuo do dólar, porém a bolsa de Chicago que determina os preços do grão vem apresentado pouca oscilações, mantendo assim os preços em patamares acima de todos os anos anteriores.  A partir desse momento a situação das lavouras da américa do sul e o apetite dos chineses e que vai ditar os rumos do mercado de grãos.

Engº Agrº – Sergio Fumio Ouchi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *