Tribuna da Notícia :: O seu jornal na Internet!

Site do Jornal Tribuna da Notícia editado e publicado em Reserva-PR.

Plantio de Trigo em Reserva

Com a chegada da estação de inverno uma das opções dos produtores em obter uma renda extra e a cultura do trigo. Na última safra os resultados desta cultura considerada de alto risco, principalmente decorrente de uma eventual geada tem reduzido as áreas de plantio nos últimos anos, o que aumenta a demanda desse grão tão importante na mesa dos brasileiros.  Esse processo faz com que o Brasil realize importações de outros países para suprir o consumo deste cereal, e quando há uma oferta menor no mercado, os preços do grão no mercado interno tem remunerado bem os  triticultores.

A área de plantio no nosso município tem se mantido o mesmo nos últimos anos, onde os produtores mais tradicionais e que tem optado por essa cultura,  rotacionando com a cultura da aveia preta e aveia branca. As chuvas semanais que caíram no final do mês de maio e inicio de junho favoreceram os plantios com umidade suficiente para a boa germinação das sementes proporcionando um stand de plantas ideal para uma boa produtividade.  Como é uma cultura tipicamente de inverno, o frio com baixas temperaturas favorece o desenvolvimento da cultura principalmente nos primeiros 40 dias, onde o perfilhamento e fundamental para a planta expressar seu máximo potencial produtivo.

O mercado tem se sustentado durante todo o ano, com altas expressivas na saca de 60 Kg,  principalmente na entressafra, onde chegou a atingir R$ 87,00 a saca.   Embora os custos de produção nessa safra sejam superiores ao do ano passado, o clima promete contribuir com a cultura, com chuvas periódicas, e períodos de baixas temperaturas na fase de desenvolvimento da planta.

Com isso esperamos uma boa safra de inverno, contemplando assim o produtor rural com mais uma renda no seu calendário agrícola.

                                             Eng. Agronomo  – Sergio Fumio Ouchi.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *