Tribuna da Notícia :: O seu jornal na Internet!

Site do Jornal Tribuna da Notícia editado e publicado em Reserva-PR.

Saúde e bem estar- No inverno preciso usar protetor solar?

Cleide Vidal Hoinocz Farmacêutica CRF-PR 21811, pós graduanda em Farmácia Estética

Olá queridos leitores!

A maioria das pessoas acha que no inverno não precisa usar protetor solar, mas será que isso é verdade?

Não! Isso não é verdade.

Mesmo naqueles dias cinzentos ou chuvosos em que o sol não aparece, devemos usar protetor solar, pois o sol faz o dia clarear, não vemos, mas ele está lá emitindo os raios UVB e UVA que são nocivos para a pele.

A exposição à radiação ultravioleta (UV) tem efeito cumulativo e os raios solares penetram profundamente na pele, podendo provocar diversas alterações, como aparecimento de pintas, sardas, manchas, rugas e outros problemas. a exposição solar em excesso também pode causar tumores benignos (não cancerosos) ou malignos, como o Carcinoma Basocelular, o Carcinoma Espinocelular e o Melanoma.

 A maioria dos cânceres de pele está relacionada à exposição ao sol, quando expostos a ele devemos ter alguns cuidados, atenção redobrada pra quem tem pele muito clara e mais sensível, mas mesmo pessoas de pele morena devem usar protetores solares. ao sair ao ar livre, procurar ficar na sombra, principalmente no horário entre as 10 e 16 horas, quando a radiação UVB é mais intensa. Usar sempre protetor solar com fator de proteção solar (FPS) 30 ou maior. Cobrir as áreas expostas com roupas apropriadas, como uma camisa de manga comprida, calças e um chapéu de abas largas. óculos escuros também complementam as estratégias de proteção.

Os protetores solares ou fotoprotetores são produtos capazes de prevenir os males provocados pela exposição solar, como o câncer de pele, o envelhecimento precoce e a queimadura solar.

O fotoprotetor ideal deve ter amplo espectro, ou seja, ter boa absorção dos raios UVA e UVB, não ser irritante, ter certa resistência à água e não manchar a roupa. Eles podem ser físicos ou químicos. Os protetores físicos, à base de dióxido de titânio e óxido de zinco, se depositam na camada mais superficial da pele, refletindo as radiações incidentes. Eles não eram bem aceitos antigamente pelo fato de deixarem a pele com uma tonalidade esbranquiçada, mas isso tem sido minimizado pela coloração de base de alguns produtos. Já os filtros químicos funcionam como uma espécie de “esponja” dos raios ultravioletas, transformando-os em calor.

Um protetor solar eficiente deve oferecer boa proteção contra a radiação UVA e UVB. a radiação UVA penetra profundamente na pele, e é a principal responsável pelo fotoenvelhecimento e pelo Câncer da pele. a radiação UVB é mais intensa entre as 10 e 16 horas, sendo a principal responsável pelas queimaduras solares e pela vermelhidão na pele.

Um fotoprotetor com fator de proteção solar (FPS) 2 até 15 possui baixa proteção contra a radiação UVB; o FPS 15-30 oferece média proteção contra UVB, enquanto os protetores com FPS 30-50 oferecem alta proteção UVB, e o FPS maior que 50, altíssima proteção UVB. Pessoas de pele clara, que se queimam sempre e nunca se bronzeiam, geralmente aqueles com cabelos ruivos ou loiros e olhos claros, devem usar protetores solares com FPS15, no mínimo.

Já em relação aos raios UVA, não há consenso quanto à metodologia do fator de proteção. Geralmente vem especificado na embalagem do produto onde menor que 2, não há proteção UVA; 2-4 baixa proteção; 4-8 média proteção, 8-12 alta proteção e acima de  12 altíssima proteção uva.

Como aplicar o protetor solar?

O produto deve ser aplicado ainda em casa, e reaplicado ao longo do dia a cada duas horas, se houver muita transpiração ou exposição solar prolongada. é necessário aplicar uma boa quantidade do produto, equivalente a uma colher de chá rasa para o rosto e três colheres de sopa para o corpo, uniformemente, de modo a não deixar nenhuma área desprotegida. o filtro solar deve ser usado todos os dias, mesmo quando o tempo estiver frio ou nublado, pois a radiação atravessa as nuvens.

É importante lembrar que usar apenas filtro solar não basta. É preciso complementar as estratégias de fotoproteção com outros mecanismos, como roupas, chapéus e óculos apropriados. Também é importante consultar um dermatologista regularmente para uma avaliação cuidadosa da pele e indicação de produtos mais adequados.

Existem várias marcas e tipos de protetores solares nas farmácias, sempre procure um profissional habilitado para orientar sobre o protetor ideal para seu tipo de pele.

Fonte: SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia; INCA (Instituto Nacional do Câncer).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *