Tribuna da Notícia :: O seu jornal na Internet!

Site do Jornal Tribuna da Notícia editado e publicado em Reserva-PR.

Início do Plantio de Tomate

O mês de Agosto marcou o início da primeira fase do plantio de Tomate estaqueado no município de Reserva e Cândido do Abreu. A área de plantio pode apresentar uma pequena redução no campo em função da opção do plantio em estufas, ou estruturas protegidas, onde muitos Tomaticultores tem adotado esse sistema como forma de ter mais segurança na produção do tomate no que se refere à alta produtividade e melhor qualidade do fruto no momento da comercialização.

Esta primeira safra os custos de produção serão superiores ao da última safra, onde os insumos agrícolas, principalmente os adubos, um dos principais itens na planilha de custos teve uma alta próxima a 100 % onerando assim o bolso do produtor. Outros ítens como defensivos agrícolas a media foi de 30 %.  A última geada que caíram no nosso município não afetaram a produção, já que poucas mudas estavam no campo, com excessão a algumas lavouras em Cândido Abreu onde os produtores adotaram o sistema de proteção utilizando a tradicional queima de pneus e cobrindo as mudas com folhas secas de pinus.

O plantio em Reserva esta praticamente concluído, onde o clima com temperaturas em pequena elevação vem contribuindo com o bom desenvolvimento das plantas, porém a falta de chuvas abundantes em nosso município desde o inicio do inverno preocupa alguns produtores que instalaram seus equipamentos de irrigação em reservatórios de água que necessitam de chuvas constantes para atender a demanda das plantas na fase de desenvolvimento vegetativo.

Portanto esse ano será desafiador para todos os produtores em função dos altos custos, a necessidade de normalizar o regime de chuvas nesse segundo semestre, e torcer para que o mercado no final de ano esteja com uma alta demanda e o produtor possa vender sua safra com uma média de preços que remunere satisfatoriamente nossos tomaticultores.

Engº  Agrônomo – Sergio Fumio Ouchi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *