Tribuna da Notícia :: O seu jornal na Internet!

Site do Jornal Tribuna da Notícia editado e publicado em Reserva-PR.

Saúde e bem estar- Diferença entre Colágeno tipo I e Colágeno tipo II

Cleide Vidal Hoinocz, Farmacêutica CRF-PR 21811, Pós-graduanda em Farmácia Estética

Olá queridos leitores!

Todos nós sabemos que o Colágeno traz muitos benefícios para nossa saúde e que atualmente em farmácias encontramos diversas marcas e preços, mas você sabe que existe mais de um tipo de colágeno para diferentes usos?

Mas o que é Colágeno?

Colágeno é uma proteína presente em grande quantidade no nosso corpo, é uma substância essencial para manter as células firmes, tanto para a pele, cabelos e unhas, quanto para os músculos, ligamentos, tendões e articulações.

O problema é que mais ou menos a partir dos 30 anos de idade, é iniciada a atividade natural de uma enzima que degrada as fibras de colágeno e a elastina, sendo um gatilho para o processo de envelhecimento da pele. Depois de um tempo, e com outros fatores internos e externos, começam a surgir às rugas, sulcos, flacidez e alteração da textura da pele.

O Colágeno do TIPO I

O colágeno tipo 1 , é uma proteína extraída do osso e da cartilagem de animais, como bois e porcos,é utilizado para melhorar a firmeza da pele,fortalecer as articulações,fortalecer cabelos e unhas ,ajuda no processo de cicatrização e também é usado no tratamento de osteoartrite. O colágeno é uma molécula com alto peso molecular,para ser absorvido e ter efeito terapêutico ele precisa passar pelo processo de hidrólise que vai quebrar essa molécula e diminuir seu tamanho,assim teremos os peptídeos de colágeno que serão absorvidos pelo organismo,que é o conhecido Colágeno Hidrolisado.A dose recomendada é um sache ou 1 cápsula ao dia.

Colágeno Hidrolisado Verisol

O Verisol é um tipo de colágeno Tipo I que possui uma combinação única de peptídeos bioativos de colágeno, obtidos a partir de uma hidrólise específica por uma enzima patenteada, que origina ligações de peptídeos específicos para atuar nas células dérmicas e assim, estimular e restaurar o metabolismo destas células de dentro para fora. Esse tipo de colágeno atinge as células das camadas mais profundas da pele, atuando onde os cosméticos não são capazes de atingir e os resultados são percebidos em médio com 8 semanas de uso.

Colágeno Tipo II

O colágeno tipo II com atividade biológica inalterada é retirado de frangos e serve para proteger as cartilagens e articulações das pressões sofridas pelo corpo, sendo usado para impactos devidos à prática de exercícios físicos intensos e repetitivos, obesidade, dores articulares. Exemplo: osteoartrite e artrite reumatóide.

Um aspecto importante é que bons suplementos de colágeno tipo 2 geram a melhora da saúde, pois o colágeno tipo II é capaz de prevenir as doenças articulares em atletas, obesos e pessoas que tenham histórico familiar de algum problema nas articulações.

A dose recomendada de 40 mg por dia (1 cápsula)é suficiente. Isso porque ele é um produto mais concentrado e não precisa de grandes quantidades para proporcionar os resultados desejados.

Como já citado, hoje temos várias marcas de Colágeno tipo I e tipo II, você encontra na forma de gomas,cápsulas e saches,vale lembrar que o Colágeno não é muito barato,mas os valores variam de acordo com a marca e qualidade do produto,sendo acessível para a maioria da população.

Se você tem dúvidas sobre o Colágeno e seus benefícios, venha até a Farmácia Doutor Desconto, estamos à disposição para atendê-los.

Gilson Van Haandel, farmacêutico CRF-PR 24703.

Cleide Vidal Hoinocz, farmacêutica CRF-PR 21811.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *