Tribuna da Notícia :: O seu jornal na Internet!

Site do Jornal Tribuna da Notícia editado e publicado em Reserva-PR.

Saúde e bem estar- Corticóides

Cleide Vidal Hoinocz Farmacêutica CRF-PR 21811, Pós-graduanda em Farmácia Estética.

Olá queridos leitores!

Todo mundo já ouviu falar ou já fez uso dos corticóides, aquele “remedinho” milagroso que tira a dor e acaba com a rinite, aqui vou tentar explicar de forma simples sobre esse remédio poderoso e tão conhecido.

Os corticóides, também chamados de glicocorticóides ou corticosteróides, são fármacos poderosos, derivados do hormônio cortisol, que é produzido pela glândula suprarrenal (glândula endócrina situada acima dos rins).

Os corticóides são bastante usados no tratamento de doenças de origem inflamatória, alérgica, imunológica e até contra alguns tipos de câncer.

Apesar de ser um medicamento muito eficaz contra várias doenças graves, deve ser usado com cautela e orientação médica, quando usados de forma prolongada, os corticóides levam ao ganho de peso, podem causar estrias, provocam acne, enfraquecem os ossos, aumentam o risco de infecções, etc.

Níveis normais de cortisol são essenciais para a nossa saúde, pois este hormônio tem ação no metabolismo da glicose, nas funções metabólicas do organismo, na cicatrização, no sistema imune, na função cardíaca, no controle do crescimento e em muitas outras ações básicas do nosso corpo.

O cortisol é um hormônio de estresse, pois sua produção eleva-se toda vez que o nosso organismo encontra-se sob estresse físico, como nos casos de traumatismos, infecções ou cirurgias. O cortisol aumenta a disponibilidade de glicose e energia, eleva a pressão arterial, aumenta o tônus cardíaco e prepara o organismo para sofrer e combater insultos.

Os corticóides usados na prática médica são versões sintéticas, produzidas em laboratório, as mais usadas são prednisona, prednisolona, betametasona, hidrocortisona, dexametasona, metilprednisolona e beclometasona (via inalatória).

O uso dos corticóides por muito tempo inibe a produção natural de cortisol pela glândula suprarrenal. Como os corticóides sintéticos têm uma meia-vida de algumas horas apenas, a suspensão repentina faz com que após dois ou três dias os níveis de cortisol fiquem próximo de zero. Quando a suprarrenal fica muito tempo inibida pela administração de corticóides exógenos, ela demora até voltar a produzir o cortisol naturalmente.

Por isso, a retirada dos corticóides após uso prolongado deve ser sempre feita de modo lento e gradual. Nunca se deve suspender o tratamento sem conhecimento médico.

 Em geral, tratamentos que duram menos de três semanas não costumam causar efeitos colaterais nem causam inibição prolongada das supra-renais.

Devemos ter cuidado com qualquer tipo de medicamento, eles são essenciais para o tratamento de várias doenças, mas se tomados de forma incorreta podem causar danos a nossa saúde. Por isso o ideal é consultar um médico para iniciar um tratamento e tirar suas dúvidas sobre medicamento com o farmacêutico.

Se tiver dúvidas sobre medicamentos, venha até a Farmácia Doutor Desconto, estamos a disposição para atendê-los.

Gilson Van Haandel, farmacêutico CRF-PR 24703

Cleide Vidal Hoinocz ,farmacêutica CRF-PR 21811

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *