Tribuna da Notícia :: O seu jornal na Internet!

Site do Jornal Tribuna da Notícia editado e publicado em Reserva-PR.

Saúde e bem estar- Alergias respiratórias na primavera

Cleide Vidal Hoinocz Farmacêutica CRF-PR 21811, Pós-graduanda em Farmácia Estética.

Olá queridos leitores!

A primavera chegou e com ela as condições de rinite alérgica e asma aumentam. Isso ocorre principalmente por conta do processo de polinização das flores que acontece com maior intensidade, principalmente em dias com vento e sol, fazendo com que partículas de pólen se concentrem em maior quantidade no ar.

Além do pólen, ácaros e gramíneas, relacionados à estação do ano também causam as chamadas alergias sazonais. Além disso, outra causa são esporos de mofo que podem surgir em maior quantidade.

As doenças alérgicas acontecem com a resposta exagerada do sistema imunológico (sistema de defesa) após uma exposição aos alérgenos (substâncias que causam as reações alérgicas). Essas alergias podem variar de acordo com os agentes que foram causadores depois da ingestão de alimentos ou medicamentos, ou inalação, causando dificuldades respiratórias, como rinite e asma.

Como já citado, os agentes causadores das doenças alérgicas comuns na primavera são pólen, mofo, insetos, como ácaros e baratas, ou alérgenos de animais, como pêlos, penas ou saliva. Identificar o fator desencadeante pode ser fácil, basta observar o surgimento de sintomas após o contato com alguns desses causadores.

Entre os sintomas podem estar à congestão nasal, coriza, coceira no nariz e olhos, espirros, olhos vermelhos, rouquidão, coceira na garganta e dificuldades para dormir devido à dificuldade para respirar.

As doenças respiratórias mais comuns da primavera são: asma e rinite alérgica

Asma: também conhecida como “bronquite asmática” é uma doença que acomete os pulmões, acompanhada de uma inflamação crônica dos brônquios (tubos que levam o ar para dentro dos pulmões). Os sintomas mais comuns são: falta de ar; chiado no peito; sensação de aperto no peito; dificuldades para respirar e tosse

Rinite alérgica: é uma doença inflamatória das mucosas do nariz. Pode ser alérgica ou não alérgica. Em ambos os casos, os sintomas são parecidos.

O nariz é responsável pela proteção inicial contra substâncias tóxicas e irritantes (alérgenos) que inalamos. Existe um complexo mecanismo de defesa para impedir que essas substâncias alcancem os pulmões. Faz parte dessa resposta a obstrução nasal, que provoca o bloqueio da passagem do agente agressor, além de espirros e coriza. Essa reação é normal e todas as pessoas, ao entrarem em contato com algumas substâncias tóxicas, apresentam tais sintomas,quando acontece uma reação exagerada e duradoura ,caracteriza-se rinite alérgica, enfermidade crônica provocada pelo contato com alérgenos. Ela pode ser hereditária se os pais têm rinite, a criança tem 50% de probabilidade de ser alérgica também.

Não é fácil evitar o contato com o ácaro, o principal agente causador das alergias respiratórias, que se alimenta de resíduos da descamação da pele e proliferam na poeira doméstica, especialmente nos lençóis e travesseiros, tapetes, carpetes, cortinas e bichos de pelúcia. Por isso, o ambiente onde a pessoa alérgica vive deve ser bem-ventilado, ensolarado e cuidadosamente limpo.

Além dos ácaros, produtos de limpeza, inseticidas, tintas com cheiro forte, perfumes, fumaça de cigarro, poluentes são substâncias que podem funcionar como alérgenos e devem ser mantidos longe das pessoas com predisposição a desenvolver rinite alérgica.

Existem vários tratamentos para amenizar os sintomas das doenças respiratórias proporcionando maior qualidade de vida, por isso quem apresentar sintomas de rinite ou asma deve procurar ajuda médica, de preferência com especialista para fazer uso de medicamentos e medidas de prevenção.

Se você tem alguma dúvida sobre os medicamentos usados nas doenças respiratórias, venha até a Farmácia Doutor Desconto, estamos à disposição para atendê-los.

 

Gilson Van Haandel, farmacêutico CRF-PR 24703

Cleide Vidal Hoinocz, farmacêutica CRF-PR 21811

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *