Tribuna da Notícia :: O seu jornal na Internet!

Site do Jornal Tribuna da Notícia editado e publicado em Reserva-PR.

Saúde e bem estar- Melatonina o hormônio do sono

Cleide Vidal Hoinocz Farmacêutica CRF-PR 21811, Pós-graduanda em Farmácia Estética

Olá queridos leitores!

Você já ouviu falar em melatonina?

A melatonina é um hormônio secretado naturalmente pela glândula pineal, que está localizada no cérebro. Ela é produzida quando há ausência de luz e sua função mais estudada e conhecida é a de regular o relógio biológico, fazendo com que tenhamos sono a noite e mais disposição pela manhã. Essa substância também é sintetizada na retina, medula óssea, trato gastrointestinal e bile.

A melatonina pode ser encontrada em vários alimentos em pequenas concentrações, como morango, cereja, uva, banana, abacaxi, laranja, mamão papaia, manga, tomate, azeitona, cereais, vinhos, carne e leite de vaca.

Após ser secretada pela glândula pineal (localizada no cérebro), à noite, a melatonina atinge a concentração máxima entre 3 e 4 horas da manhã. As concentrações sanguíneas diurnas são baixas e até indetectáveis. Já os níveis noturnos circulantes de melatonina são geralmente 10 a 20 vezes maiores que as concentrações diurnas.

Existem alguns fatores que podem causar a redução dos níveis de melatonina. O primeiro é a alteração na rotina natural do corpo humano, o que acontece em pessoas que trabalham no turno da noite e dormem de dia. Isso acontece porque a luz, mesmo artificial, inibe a produção da melatonina. O envelhecimento também leva à redução da produção do hormônio.

No Brasil o uso da substância melatonina para a formulação de suplementos alimentares, destinados exclusivamente a pessoas com idade igual ou maior que 19 anos e para o consumo diário máximo de 0,21 mg foi autorizada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 14/10/2021.

Os suplementos de melatonina deverão conter advertência de que o produto não deve ser consumido por gestantes, lactantes, crianças e pessoas envolvidas em atividades que requerem atenção constante

A partir da decisão da ANVISA, a melatonina poderá estar disponível, sem receita, como um suplemento alimentar, uma categoria de produtos destinada à complementação da dieta de pessoas saudáveis com substâncias presentes nos alimentos, incluindo nutrientes e substâncias bioativas, onde se enquadra a melatonina.

A substância em questão já é utilizada em diversos países como suplemento alimentar e como medicamento, com condições de uso variadas. Devido ao interesse dos consumidores e do setor produtivo no acesso e na oferta de produtos contendo essa substância, a ANVISA, proativamente, avaliou a segurança e a eficácia do constituinte.

Depois da liberação da ANVISA, já é possível encontrar melatonina nas Farmácias, mas lembre-se de consultar um médico se você tem problemas de insônia, muitos problemas de saúde podem levar a dificuldade pra dormir como: ansiedade e depressão, por isso a importância do tratamento certo.

Dúvidas sobre a Melatonina e seu sono? Venha até a Farmácia Doutor Desconto, estamos à disposição para atendê-los.

Gilson Van Haandel, farmacêutico CRF/PR 24703.

Cleide Vidal Hoinocz, farmacêutica CRF/PR 21811.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *