Tribuna da Notícia :: O seu jornal na Internet!

Site do Jornal Tribuna da Notícia editado e publicado em Reserva-PR.

Saúde e bem estar- Celulite

Cleide Vidal Hoinocz Farmacêutica CRF-PR 21811, Pós-graduanda em Farmácia Estética.

Olá queridos leitores!

Hoje vou falar de uma disfunção estética que afeta quase 100% das mulheres e que nos tira o sossego principalmente quando chega à época de pegar a tão esperada praia. O tema é Fibro Edema Gelóide, a popular e temida celulite.

A celulite nada mais é que o depósito de gordura sob a pele, ela se caracteriza pelo aspecto ondulado da epiderme, tipo “casca de laranja”, em algumas áreas do corpo. Afeta cerca de 95% das mulheres após a puberdade, de todas as etnias, embora seja mais comum entre as de pele branca. Apesar de mais raro, homens também podem apresentar celulite por algum desequilíbrio hormonal.

 A celulite tende a ocorrer nas áreas onde a gordura está sob a influência do estrógeno (hormônio feminino), como nos quadris, coxas e nádegas; também pode ser observada nas mamas, parte inferior do abdômen e braços, áreas onde observamos o padrão feminino de deposição de gordura.

Estar acima do peso não é uma condição necessária para o aparecimento de celulite, já que mulheres magras também sofrem com está indesejável disfunção.

Grau da celulite:

Grau I: A celulite é invisível e só aparece apalpando a pele. Existe um pequeno aumento do volume das células do tecido gorduroso na região afetada. Ainda não há alterações dos vasos sanguíneos e dos tecidos de sustentação.

Grau 2: As células gordurosas aumentam de volume e as mais profundas começam a sofrer o mesmo processo.Os vasos ficam mais espremidos iniciando a formação do inchaço. É possível observar algumas irregularidades na pele.

Grau 3: Existe um maior aumento das células, com aparecimento dos nódulos mais profundos.As fibras começam a ficar mais endurecidas e a circulação ainda mais comprometida, levando a pessoa a sentir dor e cansaço nas pernas, a pele fica com aspecto de “casca de laranja” e podem aparecer pequenas varizes.

Grau 4: O inchaço das células gordurosas é acentuado, a celulite é dura e a pele fica lustrosa, com diversas depressões e aspecto “acolchoado”. A circulação está extremamente comprometida, aumentando a sensação de cansaço e dores nas pernas.

Causas:

  1. a) Fatores hereditários, tais como: sexo, etnia, biótipo corporal e distribuição de gordura.
  2. b) Problemas circulatórios: quando o sangue não flui bem, a drenagem das toxinas fica prejudicada e isso deixa o líquido entre as células mais viscoso.
  3. c) Alterações hormonais: níveis de estrogênio (hormônio feminino) muito altos provocam disfunções no metabolismo que podem criar ou agravar a celulite.Nesse caso o estrogênio trabalha contra as mulheres. A pílula anticoncepcional também pode desencadear o problema, pois adiciona mais uma dose de hormônios circulando em seu organismo.
  4. d) Estilo de vida: Má alimentação (excesso de açúcares e carboidratos), sedentarismo, a tensão emocional e o excesso de toxinas no organismo contribuem para o aparecimento da celulite.

Prevenção:

A melhor forma de prevenir a celulite é investir em hábitos de vida saudáveis: beber uma grande quantidade de água diariamente para melhorar a circulação sanguínea; diminuir a ingestão de sal, que pode causar retenção de líquido; evitar alimentos gordurosos e muito doces, como os das redes de fast-food; parar de fumar; eliminar refrigerante da dieta; praticar alguma atividade física, pois irá melhorar a circulação sanguínea, além de reduzir a gordura corporal e diminuir as medidas, o que pode atenuar o problema.

Tratamento:

Graças à ciência hoje existem inúmeros tratamentos estéticos para tratar a celulite, que são feitos em clínicas de estética por profissionais habilitados. Existem ainda medicamentos para diminuir gordura localizada e melhorar a circulação e cremes que vão ajudar na aparência da pele, tudo isso aliado a uma boa alimentação e atividade física, você vai melhorar sua saúde e condição física, elevar a auto-estima e você vai tirar isso de letra.

Dúvidas sobre como tratar e prevenir celulite? Venha até a Farmácia Doutor Desconto estamos á disposição para atendê-los. Pensou Farmácia? Pensou Doutor Desconto!

Gilson Van Haandel, farmacêutico CRF/PR 24703

Cleide Vidal Hoinocz, farmacêutica CRF/PR 21811

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *