Tribuna da Notícia :: O seu jornal na Internet!

Site do Jornal Tribuna da Notícia editado e publicado em Reserva-PR.

Saúde e bem estar- Hemorróidas

Cleide Vidal Hoinocz Farmacêutica CRF-PR 21811, Pós-graduanda em Farmácia Estética.

Olá queridos leitores!

Hemorróida, um problema que incomoda muita gente e que ainda causa constrangimento, muitas pessoas acabam deixando o problema piorar por insegurança e até mesmo vergonha de procurar ajuda médica. Mas é algo muito comum e existe tratamento para que se possa viver com mais qualidade e sem aquele incômodo.

O que são hemorróidas?

Hemorróidas são veias ao redor do ânus ou do reto que se inflamam ou dilatam. Durante o movimento intestinal, essas veias dilatam-se e retraem-se, geralmente voltando ao tamanho normal. No entanto, o esforço repetido para evacuar, seja por intestino preso (obstipação) ou fezes endurecidas, pode dificultar o processo de drenagem do sangue e provocar a formação de hemorróidas.

As hemorróidas podem ser externas ou internas. As externas são semelhantes às varizes ou a pelotas de sangue e são visíveis na borda do ânus. Quando internas, localizam-se acima do esfíncter anal e causam sintomas mais agudos.

Causas:

As hemorróidas podem ser desenvolvidas quando existe uma pressão sustentada no reto inferior, pressão que acontece devido:

Esforço durante os movimentos intestinais, sendo a obstipação (intestino preso) a mais freqüente;

Passar muito tempo sentado;

Diarréia crônica;

Esforço físico regular, como o levantamento de grandes pesos.

Fatores de risco no desenvolvimento das hemorróidas:

Obesidade (excesso de peso);

Gestação;

Idade: à medida de a idade avança o risco de ocorrência de hemorróidas também aumenta;

Hereditariedade (genética): familiares com história de desenvolvimento de hemorróidas.

Sintomas:

Prurido anal (coceira) e irritação, que pode causar dor.

Sangramento, geralmente em pequena quantidade, especialmente após as evacuações. Às vezes o sangramento é grave e pode levar à anemia.

Dor ou ardor durante ou após a evacuação.

Hemorróidas mais avançadas se projetam para fora do ânus. Em casos extremos, essa inflamação é permanente e não pode ser empurrada para dentro do ânus (prolapso de hemorróidas).

Você pode ter um coágulo de sangue na dilatação da veia anal. Isso cria uma imagem de hemorróidas trombosadas, caracterizada por dor intensa, inchaço e roxo na borda do ânus.

Tratamento:                       

Tópico ou local, com pomadas e supositórios, muito usados para o alívio da dor;

Agentes venoativos: Diosmina, hisperidina, flavonoides. Podem melhorar tônus venoso e diminuir sintomas agudos e sua recorrência. Pequenos estudos com limitações metodológicas demonstram benefício, especialmente para sintomas como coceira e sangramento;

Cirúrgico, para retirada das veias doentes (hemorroidectomia). Por vezes, apenas a punção do coágulo que entope o vaso hemorroidário pode resolver o problema sem cirurgia;

Ligadura elástica: técnica que consiste no estrangulamento da veia afetada.

Prevenção:

Procure adotar uma dieta saudável à base de alimentos ricos em fibras, verduras, leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico) e frutas frescas;

Beba bastante água, chás e sucos para o bom funcionamento do intestino;

Diminuir quantidade de alimentos constipantes: Farinhas refinadas, macarrão, pão branco, arroz branco, batata, mandioca, tapioca, batata doce, mandioquinha, biscoitos refinados, bolachas;

Evite o papel higiênico que irrita e aumenta a inflamação. Lave a região anal e seque com toalha de algodão;

Uma boa dica é usar toalhas umedecidas ao invés de papel higiênico, principalmente no trabalho quando não há possibilidade de se lavar, hoje você encontra nas farmácias toalhas umedecidas específicas para hemorróida que contém Hamamélis (adstringente hemostático e vaso protetora, aumenta a elasticidade das veias);

Respeite a necessidade de evacuar; Permaneça sentado no vaso sanitário somente o tempo necessário para evacuar. Se não conseguir naquele momento, tente mais tarde. Procure relaxar. Muito esforço afetará as veias que podem já estar enfraquecidas;

Evite permanecer muito tempo na mesma posição. Caminhe sempre que possível, inclusive no local de trabalho;

Banhos de assento mornos 2 a 3 vezes ao dia ou após evacuação de 10 a 15 minutos.É importante explicar que o banho de assento deve ser realizado com imersão, ficando o ânus submerso na água, utilizando banheira ou bacia de tamanho apropriado.  Compressas de gelo ajudam a aliviar os sintomas e a eliminar o inchaço.

Sempre procure um médico para avaliar o grau da hemorróida e para indicar o melhor tratamento.

Dúvidas sobre hemorróida? Venha até a Farmácia Doutor Desconto, estamos á disposição para atendê-los. Pensou Farmácia? Pensou Doutor Desconto!

Gilson Van Haandel, farmacêutico CRF/PR 24703

Cleide Vidal Hoinocz, farmacêutica CRF/21811

Sigam-nos nas redes sociais

Instagram: @doutordesconto

Facebook: Farmácias Doutor Desconto

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *