Tribuna da Notícia :: O seu jornal na Internet!

Site do Jornal Tribuna da Notícia editado e publicado em Reserva-PR.

Saúde e bem estar- Colelitíase (Pedra na vesícula)

Cleide Vidal Hoinocz Farmacêutica CRF-PR 21811, Pós-graduanda em Farmácia Estética.

Olá queridos leitores!

Pedra ou cálculo na vesícula é uma doença extremamente comum na população mundial. Cerca de 20% das pessoas tem pedra na vesícula. Mais de 30 milhões de brasileiros tem esse problema e na maioria das vezes não provoca sintomas. Entretanto, quando eles se manifestam, ocorre principalmente a dor abdominal, que é intensa e aparece rápido, podendo durar de 30 minutos a poucas horas.

O que é pedra na vesícula?

A vesícula biliar é um órgão em forma de saco, parecida com uma pêra, localizada abaixo do lobo direito do fígado. Sua função é armazenar a bile, líquido produzido pelo fígado que atua na digestão de gorduras no intestino. A bile é formada pela mistura de várias substâncias, entre elas o colesterol, responsável pela maioria da formação de cálculos (pedras), que podem impedir o fluxo da bile para o intestino e causar uma inflamação chamada colecistite.

Principais causas de pedra na vesícula:

Muitos fatores podem alterar a composição da bile e acionar o gatilho de formação de pedra na vesícula. Alguns fatores que aumentam o risco são:

– dieta rica em gorduras e carboidratos e pobre em fibras;

– vida sedentária, com elevação do LDL (colesterol ruim) e diminuição do HDL (colesterol bom);

– diabetes;

– obesidade;

– hipertensão (pressão alta);

– fumo;

– elevação do nível de estrogênio – o que explica a incidência maior de cálculos biliares nas mulheres;

– predisposição genética.

Sintomas:

Alguns casos da pedra na vesícula podem não ter sintomas, mas outros provocam dor intensa do lado direito superior do abdômen que se irradia para a parte de cima da caixa torácica ou para as costelas. A dor normalmente aparece meia hora após uma refeição, atinge um pico de intensidade e diminui depois. Pode vir ou não acompanhada de febre, náuseas e vômitos.

Diagnóstico:

O diagnóstico é feito através do exame de ultrassom.

Tratamento:

O tratamento, tanto para quem apresenta sintomas quanto para quem não apresenta, é a remoção cirúrgica da vesícula biliar (colecistectomia). A cirurgia é feita por videolaparoscopia, com anestesia geral, habitualmente com recuperação rápida e baixos riscos quando comparado aos riscos das possíveis complicações.

Os pacientes não operados correm o risco de 30 a 50% de sofrerem complicações graves como:

– colecistite aguda – ocorre quando um cálculo (pedra) obstrui o ducto cístico causando inflamações e acúmulo de pus, peritonite (inflamação do peritônio – tecido que reveste a parede interna do abdômen) ou acúmulo de muco;

– fístulas (perfurações) para o intestino delgado ou cólon causando obstrução intestinal (íleo biliar), sangramento e infecções;

– coledocolitíase (cálculos no ducto que transporta a bile);

– colangite e papilites (inflamação das vias biliares);

– pancreatite (inflamação no pâncreas). A mortalidade nesses casos é de 7 a 15%.

Nesses casos graves é necessária a cirurgia de emergência.

Os sintomas da pedra na vesícula podem ser confundidos com problemas estomacais, por isso é importante procurar um médico e fazer exames para descobrir se tem algum problema de vesícula e não deixar o problema se agravar, pois as crises de dor são intensas.

Dúvidas sobre Pedras na Vesícula? Venha até a Farmácia Doutor Desconto estamos à disposição para atendê-los. Pensou Farmácia? Pensou Doutor Desconto!

Gilson Van Haandel, farmacêutico CRF/PR 24703.

Cleide Vidal Hoinocz, farmacêutica CRF/PR 21811.

Sigam-nos nas redes sociais

Instagram: @doutordesconto

Facebook: Farmácias Doutor Desconto

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *