Tribuna da Notícia :: O seu jornal na Internet!

Site do Jornal Tribuna da Notícia editado e publicado em Reserva-PR.

Saúde e bem estar- Coenzima- Q10 para que serve e como a suplementação pode ajudar

Cleide Vidal Hoinocz Farmacêutica CRF-PR 21811, Pós-graduada em Farmácia Estética.

Olá queridos leitores!

Hoje vou falar de mais um suplemento, a Coenzima Q10, eu adoro falar sobre eles por dois motivos: eles são essenciais ao nosso organismo e pelos estudos acredito que os suplementos são uma forma de prevenir algumas doenças, pois através da suplementação podemos repor substâncias que faltam no nosso corpo.

Nos dias atuais a maioria das pessoas, adultos, crianças ou idosos, se alimentam de forma errada e deficiente de vitaminas, basta olhar as prateleiras dos supermercados e ver a quantidade de produtos industrializados cheios de corantes, conservantes, estabilizadores de sabor, etc., que não tem nada dos nutrientes que o nosso corpo precisa, ou seja, se alimentando mal certamente precisaremos de suplementos e tem ainda a questão da idade, o processo de envelhecimento faz com que o nosso corpo diminua a produção de substâncias essenciais.

O que é Coenzima Q10?

A Coenzima Q10 é uma enzima que está presente em praticamente todas as células do organismo. No entanto, por sua participação na produção de ATP (energia), ela é mais concentrada em órgãos de grande demanda energética. Entre eles estão o coração, o cérebro, os rins e o fígado, além dos tecidos musculares.

Também é considerado um potente antioxidante intracelular, protegendo a estrutura das células da destruição da própria parede celular causada pelos radicais livres produzidos diariamente pelo metabolismo energético. Além disso, estimula a produção de novas mitocôndrias dentro das células.

Ela é encontrada no organismo em duas formas diferentes: ubiquinona e ubiquinol. De maneira simples: a ubiquinona é necessária na produção de energia sob a forma de ATP, e o ubiquinol tem uma ação antioxidante.

Para que serve a Coenzima Q10?

Após a descoberta da Coenzima Q10, foram realizados inúmeros estudos envolvendo os benefícios e a utilização do composto em dietas e estratégias de cuidado com a saúde e a pele.

Os especialistas perceberam que a Coenzima Q10 é um ergogênico nutricional com potencial significativo para a melhora do desempenho físico. Sua atuação ocorre no metabolismo celular, por isso ajuda na recuperação de lesões, adaptações de treinamentos, reabilitações e neuroproteção do cérebro.

Outro aspecto interessante da coenzima q10 é que ela favorece a produção de energia nas células dos músculos, auxiliando ainda na saúde e na vitalidade da pele.

Benefícios para a pele:

A Coenzima Q10 é capaz de proteger a pele do estresse oxidativo. Por isso, além de favorecer o funcionamento de todas as células do corpo, ela também favorece a saúde dermatológica.

Na prática, a Coenzima Q10 é importante para o processo de produção de energia celular nas mitocôndrias, atuando como antioxidante na eliminação dos radicais livres das células. São justamente esses radicais livres que aceleram o envelhecimento da pele, causando danos às células.

É por isso que, além da saúde cardiovascular e proteção das células, ela tem o poder de retardar o envelhecimento cutâneo e proteger a pele dos danos causados pela exposição solar.

A eficiência da Coenzima Q10 se reflete na busca crescente pela suplementação da vitamina, somada a uma grande movimentação do mercado cosmético, que, hoje, inclui esse composto em inúmeros produtos de linha dermocosmética.

Prevenção de doenças cardiovasculares:

A coenzima Q10 é um potente antioxidante que melhora a função das artérias e previne a formação de placas de gordura, ajudando a evitar o surgimento de doenças cardiovasculares, como pressão alta, aterosclerose e infarto.

Algumas pessoas com colesterol alto e que fazem uso de estatinas (sinvastatina, atorvastatina, rosuvastatina), podem ter a produção natural de coenzima Q10 reduzida. Nestes casos, acredita-se que tomar suplementos de Coenzima Q10 pode diminuir os efeitos colaterais das estatinas, como dor muscular e cãibras.

Tratar a insuficiência cardíaca:

Estudos mostram que a suplementação com coenzima Q10 melhora as funções das artérias, evitando as complicações da insuficiência cardíaca, como insuficiência renal, danos no fígado e infarto.

Melhora a função cerebral:

Com o avanço da idade os níveis de coenzima Q10 tendem a diminuir e deixar as células mais suscetíveis aos danos oxidativos, principalmente o cérebro, por isso a suplementação com coenzima Q10 ajuda a repor os níveis saudáveis desta molécula, fornecendo energia as células do cérebro e evitando danos oxidativos, prevenindo assim a ocorrência de doenças como Alzheimer e Parkinson.

Melhora a fertilidade:

Conforme os níveis de coenzima Q10 no organismo forem diminuindo, os espermatozóides e os óvulos ficam mais suscetíveis a sofrer danos oxidativos. Assim, a suplementação com coenzima Q10 pode contribuir para melhorar a fertilidade, já que foi comprovado que protege o esperma do homem e os óvulos na mulher.

Ajuda a prevenir o câncer:

Devido às suas propriedades antioxidantes, a coenzima Q10 ajuda a proteger o DNA celular dos danos oxidativos, contribuindo para a prevenção do câncer.

Alimentos ricos Coenzima Q10:

Carne (frango, bovina e suína) e peixes (peixes gordos, atum, salmão, sardinha) são as fontes mais concentradas de Coenzima Q10, e a ingestão diária desses alimentos fornece entre 2 a 20 MG, o qual não eleva significativamente os níveis de Coenzima Q10 no sangue e nos tecidos.

Pequenas quantidades são encontradas em grãos e sementes (amendoim, nozes, grão de soja, pistache e feijão azuki), frutas (laranja, morango e abacate), vegetais (particularmente espinafre e brócolis).

A coenzima q10 obtida dos alimentos não é altamente absorvida pelo organismo, sendo apenas 10%. Desta forma, o ideal para manter os níveis da substância equilibrados é recorrer à suplementação.

A Coenzima Q10 é encontrada em Farmácias, mas antes de tomar consulte um médico ou nutricionista para saber se é necessário suplementar e antes de comprar fale com um farmacêutico de sua confiança, pois existem várias marcas, mas nem todas são puras.

Dúvidas sobre a Coenzima Q10? Venha até a Farmácia Doutor Desconto, estamos á disposição para atendê-los. Pensou Farmácia? Pensou Doutor Desconto!

Gilson Van Haandel, farmacêutico CRF/PR 24703

Cleide Vidal Hoinocz, farmacêutica CRF/21811. Pós-graduada em Farmácia Estética

Sigam-nos nas redes sociais

Instagram: @doutordesconto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *